O presidente do Rotary Club das Caldas, José António Correia, junto dos homenageados Manuela Sábio e Fernando Costa

O ex-presidente da Câmara das Caldas, Fernando Costa, e a gerente do Grupo Transwhite e Logiqueen, Manuela Sábio, foram homenageados pelos rotários caldenses, na noite de 1 de Fevereiro, com a distinção de carreira e de profissional do ano, respectivamente. A cerimónia, que juntou cerca centena e meia de pessoas, contou ainda com a emblemagem de dois novos rotários.

Presidente da Câmara das Caldas entre 1985 e 2013, Fernando Costa foi homenageado, no passado sábado, pelo Rotary Club das Caldas pela carreira de autarca. O vereador na Câmara de Leiria revelou que aceitou esta distinção pela consideração que tem pelos rotários da cidade, destacando o trabalho desenvolvido no combate à poliomielite e apoio à saúde e aos jovens.
Perante uma sala repleta, onde se encontravam elementos da sua família, amigos e companheiros da política, Fernando Costa explicou que convidou mais pessoas para o evento, mas que ouviu sempre a mesma pergunta: se “era um jantar de homenagem ou de candidatura”. O vereador do PSD optou, então, por solicitar ao presidente do clube que convidasse pessoas de todas as esferas políticas, mas não muitas porque “não queria que fosse um jantar partidário e, muito menos, de candidatura”, garantindo que não tem essa pretensão política. Fernando Costa destacou a presença do presidente de junta, Vitor Marques, pessoa que considera “de grande valor” e que terá “todo o gosto em vê-lo em voos mais altos, porque é credor dos méritos que todos lhe reconhecem”, assim como da vice-presidente, Maria João Domingos, de quem lembrou o trabalho no CEERDL. Por outro lado, deu nota da ausência do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, e do deputado Hugo Oliveira, a quem tinha convidado pessoalmente e não lhe disseram que não estariam presentes… Referindo-se ao chefe do executivo, usou mesmo da ironia, para dizer que não estava presente por, naquele momento, “estar numa reunião com os engenheiros, a tratar dos buracos da cidade das Caldas”.
Fernando Costa falou sobre as obras concretizadas durante a sua governação, para destacar que a “menina” dos seus olhos foi a criação da ESAD, em finais da década de 1980, com a ajuda de Mário Tavares e dos escultores António Vidigal e António Duarte. O político agradeceu às pessoas que trabalharam com ele, em especial os presidentes de junta, vereadores e membros da Assembleia Municipal e disse que deu sempre muita importância à oposição. “Num autarca, esta ideia de termos o rei na barriga, da arrogância e presunção, é a pior coisa que há”, referiu, sugerindo aos autarcas que devem ouvir os outros. Ele próprio já se disponibilizou a Tinta Ferreira para ajudar, nomeadamente em assuntos como o Hospital Termal, ou a sustentabilidade financeira da autarquia.
Com a irreverência que lhe é característica, Fernando Costa disse que começou na política aos 17 anos e que, naquela época, havia corruptos, mas a maioria era gente séria. “Agora tenho a noção de que é o contrário”, opinou, acrescentando que a “maioria vem para a política não por ideais, mas pelos interesses”.

Responsabilidade Social

Também a empresária Manuela Sábio foi homenageada pelo clube com a distinção de Profissional do Ano. Residente em Salir de Matos, exerce funções de gerente do grupo Transwhite desde 2004, onde é responsável pela gestão. O grupo é composto por duas empresas, a Transwhite e a Logiqueen, no sector dos transportes e logística.
Com sede na Zona Industrial, o grupo dispõe de armazéns nas Caldas e Albergaria-a-Velha e Nederasselt (Holanda), e está presente na maioria dos países da Europa, com forte presença na Holanda, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Suíça e Polónia. Conta com uma frota de 150 viaturas e uma equipa de 410 colaboradores.
De acordo com Manuela Sábio, a responsabilidade social é uma “preocupação do grupo, que acredita na diferença que as empresas podem trazer ao desenvolvimento da comunidade”. A sócia-gerente refere que procuram ajudar quem mais precisa, desde as instituições locais, famílias carenciadas, eventos e equipas desportivas.
Entre as várias iniciativas do grupo conta-se a oferta de uma viatura aos bombeiros da Lourinhã, bens de primeira necessidade para a Misericórdia das Caldas, aquisição de material para crianças e jovens com dificuldades, entrega de bolsas de estudo e apoio a eventos, clubes e atletas.
Presente na cerimónia, a deputada do PSD eleita pelo distrito de Leiria, Olga Silvestre, destacou o facto do grupo empresarial ser gerido por “uma grande mulher” e ser líder de mercado num sector maioritariamente gerido por homens. Destacou a responsabilidade social da sua empresa, contribuindo assim para uma sociedade “mais desenvolvida e justa”.
A advogada, que conhece de perto o autarca Fernando Costa, destacou a sua frontalidade e irreverência. “Pessoalmente, destaco a sua resiliência, dedicação e paixão à causa pública há, pelo menos, 46 anos”, disse.

- publicidade -

Marca de proximidade aos cidadãos

Também a vice-presidente da Câmara das Caldas, Maria João Domingos, destacou a “mais valia” da Transwhite no concelho e, referindo-se a Fernando Costa, reconheceu o seu trabalho na autarquia ao longo de 28 anos e destacou o rigor da gestão. Realçou ainda a forma como o ex-presidente sempre se relacionou com as pessoas e que considera ser serviço público e o motivo desta homenagem.
A autarca justificou que o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, não marcou presença no evento por encontrar-se fora das Caldas. Contudo, acrescentou, a autarquia associa-se a esta homenagem prestada pelos rotários, lembrando ainda que Fernando Costa já foi agraciado com a medalha de honra do município em 2014.
“Simplicidade. Porquê inventar quando as nossas obras falam por nós?” Foi desta forma que Mara Duarte, governadora do distrito 1960 (que inclui este clube), se referiu aos homenageados.
A responsável disse ainda que se trata de uma iniciativa que pretende reconhecer o exemplo que deve ser seguido por outros.
Por sua vez, o presidente do Rotary Club das Caldas, José António Correia, elogiou duas pessoas “muito valorosas na comunidade” e cujos percursos se adequam aos valores defendidos pelos rotários.

23 clubes presentes

A cerimónia, que decorreu no restaurante A Lareira, contou com a presença de representantes de 23 clubes rotários . Foram emblemados dois novos rotários, Veridiana Tornich e Gonçalo Mota, e entregues diplomas pelo apoio a seis bolseiros no ensino superior.
A animação musical foi garantida pela cantora Melanie Russo.
Os possíveis lucros serão direccionados para projectos do clube, nomeadamente no apoio ao equipamento nas Urgências e Pediatria do hospital caldense.

Envelhecimento activo em debate

O NRDC – Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário das Caldas da Rainha realiza, no próximo dia 13 de Fevereiro, às 21h00, na Galeria do Espaço de Turismo (ao cimo da Praça), um debate sobre envelhecimento activo. No evento serão divulgados testemunhos de práticas de envelhecimento activo e exemplos de programas de empresas para a preparação dos seus colaboradores para a reforma. Os oradores serão Conceição Zagalo e João Alves, sócios honorários da associação GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.
Como contributo para a implementação deste conceito, o NRDC apresentará o seu novo projecto Bolsa de Mentores, um grupo de voluntariado de seniores disponíveis para a transmissão das suas experiências, competências e saberes a favor da comunidade local.
Este debate está integrado no ciclo de conferências “Janela para a Comunidade”, promovido pelo núcleo.

- publicidade -