Os munícipes alcobacenses vão contar com um novo espaço onde poderão tratar de diversos serviços que habitualmente os obrigava a dirigirem-se aos serviços camarários. A Loja do Munícipe vai nascer no Mercado Municipal de Alcobaça, que entrará em obras neste mês de Janeiro.
De acordo com o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, o novo espaço é “um balcão único da Câmara, onde os munícipes vão poder comprar bilhetes para o Cine-Teatro, pagar taxas e licenças”, entre outros serviços que ali serão disponibilizados. Para a concentração dos serviços nesta nova loja contribui o trabalho levado a cabo por uma equipa de cerca de 20 pessoas que nos últimos meses tem trabalhado na digitalização de vários documentos camarários, que agora ficam à distância de um clique. Naquele espaço poderá ainda funcionar uma espécie de quiosque de cidadão, onde serão disponibilizados alguns serviços do Estado.
A Loja do Munícipe é apenas uma das várias novidades que a Câmara de Alcobaça preparou para o mercado na cidade. Já no passado mês de Outubro, por ocasião da Feira de S. Simão, eram visíveis as obras levadas a cabo na zona de venda de peixe, que ficou fechada, a pintura do espaço, mudança do piso e as bancadas de inox necessárias ao cumprimento da legislação em vigor, num investimento de cerca de 100 mil euros. Um novo telhado e a criação de “duas mega-salas multiusos” com capacidade para acolher espectáculos e congressos, são outras intervenções que deverão ser concretizadas em breve.
O Mercado Municipal de Alcobaça vai entrar em obras neste mês de Janeiro, com o arranque da segunda fase das obras de regeneração urbana da cidade. Além do interior do espaço, também a zona entre o mercado e o Tribunal vai ser alvo de melhorias e a expectativa de Paulo Inácio é que os trabalhos se prolonguem por três meses.
O autarca acredita que a intervenção vai trazer “dignidade ao espaço, dignidade aos comerciantes e melhor qualidade de vida”. Na última sessão da Assembleia Municipal de Alcobaça, realizada a 21 de Dezembro, o presidente da autarquia disse ainda que “gostava de ter receptividade para ter uma espécie de centro comercial a céu aberto” naquela zona da cidade.
Durante o período em que vão decorrer as obras, o antigo parque de campismo de Alcobaça vai servir de zona de estacionamento, atenuando as complicações ao tráfego. Para minorar o impacto das obras nos vendedores do mercado, haverá uma rua fechada ao trânsito onde estes se poderão instalar nas manhãs de sábado e segunda-feira.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























