Mercado Medieval visitado por 48 mil em quatro dias

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A animação e o convívio são uma constante durante os 11 dias de evento

“Arraial, arraial, pelo príncipe de Portugal!” Assim começou o cortejo, que juntou el-rei D. Pedro e D. Inês de Castro, com nobres, saltimbancos e muita animação, que percorreu a vila até ao mercado medieval, na tarde de 17 de julho. O cortejo, que marcou a inauguração desta edição, repete-se diariamente, com dezenas de figurantes e participantes que são enredo para uma estória de amor lendária, que aconteceu no século XIV.
Esse amor trágico é retratado num espetáculo, de grande formato e com diversas artes performativas, que decorre todas as noites, pelas 23h45. Outra das novidades desta edição é o Cerco d’El-Rei, um bilhete de experiência que permite aceder a vários locais, como os acampamentos civil e militar, cetraria, a representação de ofícios e momentos de recriação histórica.
Nos primeiros dias esta iniciativa registou um aumento de 25% dos visitantes em relação à edição do ano passado. As crianças, em especial, têm tido a oportunidade de aprender sobre o passado no acampamento de petizes.
A Igreja de São João do Mucharro, devidamente decorada, é este ano palco de conferências, ao fim de semana, mas também tem alguns ofícios representados. Os torneios, que anualmente atraem os visitantes, continuam a ser diários mas mudaram de figurino. Ao invés da luta entre casas senhoriais, os visitantes poderão assistir, por exemplo, a uma amante de D. Pedro a querer provar a sua inocência… num combate.
O Mercado Medieval conta com a participação de cerca de um milhar de voluntários, a dar “vida” às tasquinhas e outros com projetos pessoais, o que equivale a dizer que “10% da população do concelho de Óbidos está, de alguma forma, representada neste evento”, salienta Pedro Rodrigues, administrador da Óbidos Criativa. O responsável destaca o “carinho” que a população do concelho tem pelo evento que, aliás, é gratuito para os munícipes e que este ano tem a novidade de disponibilizar uma pulseira, que permite que, uma vez comprovada a morada, possam voltar ao Mercado Medieval as vezes que quiserem.

O evento, que nesta edição contou com um investimento de 400 mil euros, espera uma afluência de 150 mil visitantes nos 11 dias. Nos primeiros quatro dias já foi visitado por 48 mil pessoas.
O presidente da Câmara, Filipe Daniel, destaca as experiências imersivas desta edição que, acredita, “vão envolver ainda mais o público”. Os visitantes “não se vão limitar a visualizar esta intensidade, mas vai fazer parte do próprio elenco, sem o saber, naturalmente”, revela o autarca, dando nota que a edição conta com cerca de 250 performers nas nove zonas que o mercado possui.
O evento, que conta com a participação da maioria das associações existentes no concelho, que ali confecionam diversos produtos endógenos, é importante também do ponto de vista económico e social pois permite-lhes angariar receitas para a sua manutenção. “No ano passado ultrapassou um milhão de euros o movimento efetuado no Mercado Medieval”, concretizou o autarca. ■

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