O XIV Mercado Medieval de Óbidos irá decorrer entre 16 de Julho e 2 de Agosto, entre quinta-feira e domingo. Esta edição terá por tema “Óbidos Casa de Rainhas”, lembrando que foi sob a administração e cuidado das rainhas que esta terra conheceu os seus tempos áureos durante a Idade Média.
O evento abre portas, na próxima quinta-feira, pelas 17h00, ao som dos Goliardos e Cornalusa. Segue-se, pelas 18h30, o cortejo inaugural e depois haverá torneios, música, teatro e espectáculos de fogo. Pelas 22h00, terá início um dos momentos altos com a projecção do vídeo-mapping “À conquista do castelo”. O espectáculo será repetido nessa mesma noite às 23h00 e às 24h00. O mesmo acontecerá no resto do fim-de-semana.
Este ano será mantido o enfoque na música, mas com a novidade de uma maior aposta na animação de rua. “Queremos que o público que vem vários dias possa ver espectáculos diferentes”, disse Ricardo Ribeiro, administrador da Óbidos Criativa (que organiza o evento) à Gazeta das Caldas.
Ao todo são 24 os grupos que este ano garantem a animação, entre música, teatro, saltimbancos, magia e dança. A animação será também reforçada pelas associações locais que participam no evento. Por exemplo, a Guarda do Alcaide fará o seu acampamento militar, com demonstrações de vários ofícios civis e militares da época. A Associação Josefa de Óbidos também se junta no acampamento, dinamizando algumas actividades.
Esta associação irá também dinamizar um baile de corte e simular o episódio do “rapto da rainha”, além de andar pelo recinto a dançar as danças medievais e interpretar pequenas rábulas.
Haverá também torneios medievais, espectáculos em vários palcos, muitos deles com fogo. O mercado terminará todas as noites com um evento no palco principal que junta todos os grupos presentes naquele dia.
A alimentação é garantida por 19 tabernas de associações e colectividades do concelho.
Nesta XIV edição o mercado celebra a Casa das Rainhas. Desde o momento do seu matrimónio que as rainhas de Portugal gozavam de rendas próprias, obtidas através da jurisdição sobre determinadas vilas, entre elas Óbidos. Os seus poderes eram plenos, tendo direitos, rendas e pertenças.
A relação da vila de Óbidos com as rainhas está documentada desde que D. Afonso II a doou à rainha D. Urraca, em 1210. Outras rainhas se seguiram, como D. Isabel, D. Beatriz, D. Leonor Teles, D. Filipa de Lencastre, D. Leonor de Aragão, D. Isabel de Lencastre e D. Leonor de Lencastre.
O bilhete de entrada é de 6 euros (igual ao ano passado), sendo a entrada gratuita para crianças até 11 anos e munícipes, desde que apresentem o cartão do cidadão ou cartão de eleitor na bilheteira de trajados.
O aluguer do traje custa 7 euros e os trajados à época pagam 4 euros de entrada.
Os bilhetes podem ser adquiridos através da pagina de facebook do evento, ou através da ligação: obidos.bilheteiraonline.pt .






























