Mercado Medieval de Óbidos atrai cada vez mais estrangeiros

0
898

O Mercado Medieval de Óbidos fechou portas no passado domingo, 4 de Agosto, depois de receber mais de 120 mil visitas. “Tivemos mais cerca de 15% de turistas estrangeiros relativamente a 2012”, informou José Parreira, coordenador da Óbidos Criativa, a empresa municipal que organiza o evento.
Os frequentadores do Mercado Medieval são essencialmente portugueses, muitos deles pessoas da região, mas os inquéritos feitos durante o evento levam a organização a precisar que mais de 30% dos visitantes são estrangeiros, oriundos sobretudo de Espanha, França e Inglaterra.
À semelhança dos anos anteriores, o último fim-de-semana revelou-se o de maior afluência de público ao mercado. O mesmo responsável diz que esta edição superou as expectativas, tendo em conta que se trata de um ano de crise, com muitos cortes salariais e dificuldades financeiras das famílias.
O evento, que durou 16 dias (quatro semanas entre quinta-feira e domingo), teve como tema central “Da Conquista (1148) ao Foral (1195)”. O assalto ao castelo, uma das iniciativas que atrai muita gente, baseou-se na recriação histórica da conquista de Óbidos aos mouros por parte de D. Afonso Henriques, seguindo a lenda existente.
Este ano a organização apostou numa renovação cenográfica do espaço, com a criação de um novo anfiteatro junto ao fosso da muralha, permitindo uma melhor visibilidade dos espectáculos de animação.
Também a distribuição dos mercadores e das tavernas foi alterada, assim como a constituição das mesmas, com a construção de um primeiro andar, que permitiu mais espaços sentados para as refeições.
Apesar destas alterações, foi feito um investimento menor no evento, na casa dos 170 mil euros (menos 30% em relação ao ano passado), uma vez que aproveitaram materiais de anos anteriores e houve uma maior eficiência nos custos com a animação, muita dela feita com grupos da região.
De salientar que desde que este evento começou, já nasceram diversos grupos de animação musical e recriação histórica que actuam, não só em Óbidos, mas em diversas feiras do género que se realizam por todo o país.
No final do mercado, à meia-noite de domingo, as colectividades participantes juntaram-se e, em conjunto com a empresa municipal, prestaram uma homenagem ao presidente da Câmara, Telmo Faria, que iniciou os grandes eventos e agora se despede das suas funções de autarca.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -