Viagem na história começa hoje, quinta-feira, e prolonga-se até 27 de julho numa edição dedicada ao amor de Pedro e Inês
O Mercado Medieval está de volta a Óbidos, até 27 de julho, este ano tendo por temática a estória de amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro. De acordo com a organização, a edição deste ano destaca-se pelas experiências exclusivas e por um ciclo de conversas que liga a emoção do espetáculo à reflexão histórica. A animação será garantida mais de 40 grupos de música, teatro, dança e artes circenses e haverá nove zonas de atuação distintas tabernas e tascos onde onde podem ser saboreadas iguarias de época e variadas bancas de mercadores. O evento conta com a participação de 20 associações locais, com cerca de 1000 voluntários, e mais de 250 animadores marcaram presença no mercado, ao longo dos 11 dias.
O desfile começa com o encontro junto à Porta da Vila, onde o mestre de cerimónias conduz os participantes pelo cortejo “Arraial, Arraial, pelo Príncipe de Portugal!”. No recinto existem acampamentos medievais, como o Cerco D’El-Rey, inspirado no luto e na sede de justiça de D. Pedro, com homens de armas a treinar, mestres de ofício e a arte da falcoaria. No Acampamento dos Petizes, as crianças aprendem, brincando, os gestos da guerra e da sobrevivência.
Paralelamente irá decorrer o ciclo de conversas “Aqui Há História” e será apresentado um espetáculo noturno que encena a lenda de Pedro e Inês.
O custo do bilhete é de 10 euros, para maiores de 12 anos, e de 8 euros para crianças entre os 4 e os11 anos. Há descontos para trajados à época, grupos, séniores e estudantes. Os munícipes de Óbidos não pagam para entrar no evento que se afirma como uma “viagem sensorial e emocional ao coração da História”.































