Mercado medieval assinala “cerco da vila” no século XIII

0
759

mercado-medievalO cerco de oito meses à vila de Óbidos, em 1246, quando esta se manteve fiel a D. Sancho II, resistindo aos assaltos do Conde de Bolonha e que lhe valeram o epíteto de “Mui nobre e sempre leal”, será o mote da próxima edição do mercado medieval, que irá decorrer de 10 de Julho a 3 de Agosto, entre quinta-feira e domingo.
Este acontecimento será também abordado no espetáculo de “vídeo mapping”, de dia 26 de Julho, com uma projecção nas muralhas, assim como nos “assaltos ao castelo” a decorrer durante o evento.
Este ano o espaço destinado a mercadores e artesãos será três vezes maior do que nas edições anteriores, criando uma maior oferta aos visitantes e abarcando várias artes, como os mestres ferreiros, marceneiros, ceramistas, cesteiros e sapateiros, entre outros.
Teremos, igualmente, um grande “cerco ao castelo”, os cortejos, as rixas, lutas, rameiras, animadores de rua, “vendedores ambulantes”, leprosos, artistas e personagens que nos ajudam a fazer esta viagem no tempo”, resumiu Ricardo Ribeiro, administrador da Óbidos Criativa, entidade que organiza o evento.
O responsável disse ainda à Gazeta das Caldas que os espaços de recriação histórica terão um maior destaque, ocupando o terreiro do castelo e zona envolvente. Os visitantes poderão, assim, contactar de perto com as zonas de acampamento das tropas de D. Afonso III, com a exposição de falcoaria e com as recriações. As ceias medievais terão uma localização privilegiada também para este cenário.
Na cerca do castelo foi também criada a Praça dos Trovadores, onde haverá, permanentemente, animação de rua com grupos musicais, dançarinos e representações teatrais.
As colectividades irão apresentar a sua animação, proposta pelas próprias associações do concelho e que assim estendem a sua participação, além da gastronomia, a manifestações de índole cultural.
Fora da cerca, a zona de Liça terá uma nova disposição, permitindo que mais pessoas possam assistir aos torneios apeados e a cavalo. “Com vários torneios por dia, este mercado medieval concentra uma oferta de animação permanente, independentemente da hora que se visita o recinto”, explicou Ricardo Ribeiro.
Irão participar nesta edição 21 associações e coletividades do concelho e estão previstos 80 espaços de mercadores e mais de 200 animadores por dia. Ricardo Ribeiro estima que estarão a trabalhar no evento, em simultâneo, quase mil pessoas.
Relativamente ao investimento, o responsável disse apenas que “acompanha os valores das últimas edições”, e que no ano passado este foi de 200 mil euros.

COMPRAR MAIS CEDO SAI MAIS BARATO

A Câmara de Óbidos já lançou uma campanha promocional de venda antecipada de bilhetes para o Mercado Medieval, cujo preço, à semelhança do ano passado, é de seis euros.
Até 15 de Junho, na compra exclusiva de ingressos na bilheteira online, haverá um desconto de 50%, mas com um número máximo de cinco bilhetes por compra. Entre 16 e 30 de Junho, o desconto é de 30% também na compra através da Internet, e de 1 a 9 de Julho os descontos podem ir dos 10 aos 30%, na aquisição dos ingressos em Óbidos e mediante a apresentação de factura de compras feitas no concelho.
Neste último caso, quem apresentar facturas de compras com valores superiores a 10, 20 ou 30 euros, terá descontos, respectivamente, de 10%, 20% e 30%. Estes descontos estão também limitados a cinco bilhetes por compra.

- publicidade -

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -