Início Sociedade Melhoria de auditório venceu Orçamento Participativo da Lourinhã

Melhoria de auditório venceu Orçamento Participativo da Lourinhã

0

A melhoria das condições de funcionamento do auditório de 270 lugares da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), a criação de um percurso turístico dedicado à batalha do Vimeiro, de um espaço de lazer e bem-estar intergeracional e de um Parque Aventura foram as propostas vencedoras de 5ª edição do Orçamento Participativo da Lourinhã.
Neste concelho as propostas são divididas em três patamares orçamentais e numa categoria própria para o associativismo. Nesta última, a proposta vencedora prevê o uso de 50 mil euros para a aquisição e montagem de equipamento de luz e som adequado à maioria dos eventos que se realizam no auditório da AMAL e da Banda da Lourinhã, bem como a aquisição de estrados leves e de fácil montagem e a remodelação da sala de ensaios para ter melhores condições acústicas.
No patamar monetário mais alto, a proposta mais votada foi a criação do percurso cultural sobre a Batalha do Vimeiro (1808), dotada com 45 mil euros.
O dinheiro será usado para criar uma app para smartphones, com um mapa interactivo do percurso (que passará por espaços associados à batalha, como o campo onde se encontraram as duas forças militares, o monumento comemorativo do primeiro centenário, a Casa-Quartel de Wellington, as igreja e o Hospital de Sangue, entre outros).
No patamar intermédio foi aprovado o “Espaço intergerações” na União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, requalificando um espaço que se encontra inutilizado para o transformar numa área de lazer e bem-estar intergeracional. Tem um investimento previsto de 30 mil euros.
A lista dos vencedores fica completa com a criação de um parque aventura no Vimeiro, junto ao rio Alcabrichel. Com uma dotação de 10 mil euros, esta proposta sugere que se aproveite o Parque Verde existente e já iluminado e equipado com zona de grelhados e banco de jardim, para se criar um parque aventura em madeira para as crianças.
No total as propostas totalizam o orçamento de 135 mil euros disponibilizado pela autarquia. Nesta edição foram contabilizados 4662 votos nos 22 projectos finalistas.
A sessão pública de apresentação decorrerá nos Paços do Município no dia 13 de Setembro.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.