Melhor onda do ano foi surfada em Óbidos e há mais duas ondas do Oeste no top 10

0
691

MillerR-Portugal14-0309A melhor onda de 2014 foi surfada no concelho de Óbidos, segundo o ranking elaborado pela revista especializada australiana STAB. O norte-americano Kolohe Andino foi o autor da proeza, na praia do Béltico. Nazaré e Peniche também surgem na lista que contempla as 12 melhores ondas do ano.
A proeza de Kolohe Andino aconteceu em Outubro. O surfista fez um tubo, do qual saiu para encadear uma manobra aérea alley oop a 360 graus que a revista considerou “impossível de bater”. Com o surfista norte-americano estavam alguns dos melhores do mundo, como Jordy Smith, John John Florence e Josh Kerr. Jordy Smith disse à revista australiana que Kolohe saiu da onda a gritar “foi a melhor onda da minha vida!”.
A sequência da manobra foi publicada na capa da revista Surfing e vai ser incluída num filme de Kolohe que tem lançamento previsto para Março deste ano.
O pódio, que tem no segundo lugar um tubo de 43 segundos de Koa Smith na Namíbia, fecha com outra onda do Oeste. Trata-se da famosa manobra 540o da lenda viva Kelly Slatter numa praia de Peniche, realizada numa sessão livre durante a folga do campeonato do mundo. A manobra foi divulgada de imediato em vídeo e tornou-se viral.
A fechar o top das melhores ondas do ano da STAB, está a terceira onda do Oeste, surfada por Benjamim Sanchis na Praia do Norte, na Nazaré, em Dezembro. A revista apresenta a onda interrogando se será a maior alguma vez surfada e até faz uma analogia gastronómica. “Lembram-se quando o Burguer King apresentou o hambúrguer de quatro andares? Isto é mais ou menos a mesma coisa”, refere a publicação, classificando a onda como uma verdadeira avalanche.

 

- publicidade -