Aluna com a melhor média escolheu escola superior das Caldas para prosseguir estudos na área das artes
Catarina Marques, é natural de Tomar e foi a estudante que ingressou com a média mais alta (19,38 valores) no Politécnico de Leiria, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
A jovem – que ingressou na instituição com a melhor média, no ano letivo 2025/2026 – entrou na licenciatura no curso de Artes Plásticas, na ESAD.CR.
A jovem, que frequentou a Escola Secundária Jacôme Ratton que pertence ao Agrupamento de Escolas dos Templários, na sua terra natal, obteve 20 valores no exame de Geometria Descritiva, 16 valores a Desenho e 19,1 valores no exame de Português.
“Escolhi a ESAD.CR pois já tinha visitado a escola enquanto frequentava o 10º ano e gostei muito do ambiente”, disse Catarina Marques à Gazeta das Caldas. Também comparou os vários cursos que existem noutras universidades no país e concluiu que o curso de Artes Plásticas da ESAD.CR “o mais adequado pois tem mais a ver comigo”.
A jovem estudou na Andaluzia em Espanha em Erasmus e também já visitou o Parlamento Europeu, em Bruxelas, durante este ano “com um grupo de pessoas lá da minha terra”.
A estudante que aprecia viajar e conhecer diferentes realidades não exclui a hipótese de prosseguir estudos a nível internacional, após ou durante a licenciatura que vai agora iniciar nas Caldas.
“Sou muito eclética e por isso escolhi Artes Plásticas já que é um curso que permite depois seguir vários caminhos”, afirmou a aluna que gosta de misturar técnicas artísticas nas suas obras.
Catarina Marques conhece a cidade das Caldas – que visitou quando era mais nova – e referiu alguns dos seus pontos principais como o Parque D. Carlos e a Praça da Fruta.
A estudante alugou um quarto na cidade que agora a acolherá durante três anos letivos, pois como tinha a certeza iria entrar, fê-lo antecipadamente. Sempre foi boa aluna e diz que ao longo do seu percurso sempre teve boas notas. Na ESAD.CR espera “aprender muitas coisas novas”, além de pretender conhecer “pessoas novas oriundas de realidades diferentes”. A estudante espera, acima de tudo, “poder melhorar”.































