Um homem de 64 anos entrou no Hospital de Peniche com uma faca de cozinha no dia 25 de Fevereiro e desferiu três facadas nas pernas de um médico cirurgião, de 60 anos, que estava no seu gabinete. Na origem da agressão terá estado um desentendimento antigo, por razões ainda por apurar. Está por esclarecer se se trataram de motivos de ordem pessoal ou profissional.
O agressor é um doente com patologia psiquiátrica que recorre ao hospital com frequência, pelo que conhece os profissionais e as instalações. O médico foi transportado para o hospital das Caldas em estado estável e sem correr perigo de vida. O agressor foi imobilizado pelos seguranças até à chegada da polícia, que o levou para a esquadra de Peniche, onde passou a noite. A PSP está a investigar o caso.
A Ordem dos Médicos reagiu de imediato, salientando através do seu bastonário que “o aumento de casos de agressão contra profissionais de saúde é o espelho do desinvestimento do Governo no Serviço Nacional de Saúde”.
AVES APREENDIDAS
No dia anterior o SEPNA da GNR das Caldas havia identificado um homem de 51 anos por detenção de seis aves exóticas em cativeiro no anexo de uma residência na cidade termal. Tratavam-se de aves da família Psittacidae (que inclui papagaios, araras, periquitos, entre outros).
Como o homem não tinha a respectiva declaração ou registo da Convenção Sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem, foram-lhe apreendidos dois inseparável de fischer “Agapornis fischeri”, dois insperável de personata “Agapornis personatus”, um red rumped “Psephotus haematonutus” e um rosela elegans “Platycercus eximius”.
A detenção de uma espécie exótica em cativeiro, sem a devida declaração CITES, é punível com uma coima máxima de 20 mil euros.
Antes, a 20 de Fevereiro, a GNR deteve em Valado dos Frades uma mulher de 33 anos por tráfico de estupefacientes. No decorrer de uma acção de patrulhamento preventivo, a mulher foi abordada na via pública e adoptou um comportamento considerado suspeito pelos militares. Tinha na sua posse 35 doses de haxixe e foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência.































