É ou não verdade que a laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata? E a vacina da gripe, confirma-se que causa gripe? Estas e muitas outras questões têm resposta no livro “Consultório Médico – Mitos, realidades, mentiras e verdades da saúde”, de Mário Cordeiro.
Este pediatra está ligado ao Oeste há mais de 30 anos pois trabalhou em Óbidos no início da sua carreira. A sua filha é caldense e hoje dá consultas numa clínica privada das Caldas.
Ao longo de 400 páginas, este médico – que também
é colaborador da Gazeta das Caldas com a rubrica “Pais e Filhos e Coisas Mais” – aborda várias questões relacionadas com a alimentação, a sexualidade e a higiene, tentando esclarecer os leitores com verdade e rigor. Deste modo desfaz mitos, abala crenças e também afasta mentiras.
“Consultório Médico” reúne artigos publicados no suplemento de domingo do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias nos últimos cinco anos. Mário Cordeiro contou à Gazeta das Caldas que esta obra reúne pesquisa e saber de “há mais de 30 anos, quando exerci medicina familiar e saúde pública em Óbidos, Caldas e Peniche”.
Com este livro, o também docente na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa quis também perceber “porque é que algumas coisas passam de geração para geração, numa área tão importante que é a Saúde e que foi alvo da observação dos seres humanos”, disse.
O pediatra diz que tem tido um excelente retorno sobre este seu “Consultório Médico” e que há em sua volta “entusiasmo” pois o tema “é inovador”, tendo conseguido abordar os temas “de uma forma leve e interessante”.
Está a ser pensada uma digressão de apresentações da obra por várias localidades do país e Mário Cordeiro inclui no rol as Caldas da Rainha, cidade com quem “tenho uma relação afectiva que já soma mais de 30 anos”, afirmou.
O médico-escritor trabalhou em Óbidos no início da sua carreira e recorda que nessa época vinha todos os dias às Caldas, para almoçar e passear um pouco antes de voltar ao trabalho no concelho vizinho. Mesmo quando foi viver e trabalhar para Lisboa “mantive uma grande relação com a região Oeste, vindo às Caldas sempre que estava de férias ou de fim-de-semana”.
“È raro o fim-de-semana em que não vamos às Caldas”
Actualmente Mário Cordeiro trabalha na Clínica ETC Saúde, um projecto iniciado há dois anos, onde dá consultas de pediatria, saúde infantil, adolescência, e ainda consultas pediátricas pré-natais e de aconselhamento em casos de divórcio e separação.
Possui ainda uma casa nas Cezaredas. “É raro o fim-de-semana em que não vimos às Caldas, de que gosto muito, pela riqueza natural, simpatia e tranquilidade”.
Mário Cordeiro é autor de várias obras para pais como O Grande Livro do Bebé, O Livro da Criança, O Grande Livro do Adolescente e o Dormir Tranquilo.
O médico também se dedica aos romances e assina os títulos A Praça, Redemoinho e Jogos de Verão (passado no Baleal). Escreve também para adolescentes e dedica-se à poesia, sendo autor de Ávido de Luz, A Poesia do Nascer e Ilhas Atlânticas.
Ainda em 2011 serão lançadas mais duas obras deste médico-escritor: o Grande Livro das Birras e dos Medos e um outro sobre Prevenção de Acidentes.
Mário Cordeiro revelou ainda que está a dedicar-se a uma outra aventura: um romance biográfico e histórico sobre Júlio Gonçalves, o seu avô materno. Diz que este era um “homem dos sete ofícios” e “uma personagem interessantíssima” pois foi médico, oficial de Marinha, historiador, geógrafo, escritor e director do Hospital de Marinha, além de secretário-geral da Sociedade de Geografia. O retratado nasceu em 1881, em Goa e, segundo o seu neto, esta obra de pesquisa “está a dar-me muito prazer escrever”, rematou.































