Médica caldense distinguida com bolsa de investigação pela Sociedade Portuguesa de Obstetrícia

0
4214
Gazeta das Caldas
Neuza Mendes é obstetra e ginecologista na Maternidade Dr. Alfredo da Costa

A Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal (SPOMMF) distinguiu a caldense Neuza Mendes pelo trabalho que esta tem desenvolvido na área da diabetes gestacional. Neuza Mendes tem 35 anos e desde 2008 que é ginecologista e obstetra na Maternidade Dr. Alfredo da Costa (Centro Hospitalar de Lisboa Central). A bolsa de investigação atribuída, no valor de 5000 euros, destina-se a premiar o melhor projecto de investigação clínica na área da Medicina Materno-fetal (especialidade que trata as doenças da gravidez e do feto), tendo Neuza Mendes recebido este prémio no âmbito do doutoramento que frequenta na Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
A diabetes gestacional é uma forma de intolerância aos hidratos de carbono e é pela primeira identificada durante a gravidez. “Tem uma prevalência crescente no mundo e Portugal não é excepção: a Direcção Geral de Saúde estimou-a em 7,5% em 2016”, explicou Neuza Mendes à Gazeta das Caldas, acrescentando que se associa a múltiplos desfechos adversos na gravidez. Pode afectar o crescimento do feto, parto traumático, síndrome de dificuldade respiratória e alterações metabólicas no recém-nascido, como a própria mãe, causando-lhe doenças hipertensivas durante o período gestacional, parto instrumentado (cesariana) e diabetes do tipo 2 no futuro.
O projecto de investigação da obstetra Neuza Mendes – “Hemoglobina A1c, frutosamina e albumina glicada na diabetes gestacional: marcadores de controlo metabólico e desfechos materno-fetais” – tem como objectivo identificar “formas mais eficazes e mais simples de obter um bom controlo metabólico durante a gravidez com diabetes gestacional do que aquelas que existem actualmente, sendo que este é a pedra angular para minorar as consequências adversas desta patologia na mãe, feto e recém-nascido”, disse a médica caldense.

Há 17 anos que Neuza Mendes vive em Lisboa, é mãe de dois filhos (um deles ainda recém-nascido que nasceu prematuramente) e passou toda a sua infância e adolescência nas Caldas da Rainha, cidade onde ainda hoje residem os seus pais, irmã e sobrinho. Estudou na Escola Secundária Raul Proença até ter ingressado no curso de Medicina da Universidade de Lisboa. Em 2006 concluiu a licenciatura com uma média de 17,44 valores e em 2012 alargou a sua formação com uma pós-graduação em Endocrinologia Ginecológica e Infertilidade no Hospital Clínic (Barcelona). Frequenta actualmente o quinto ano do doutoramento na área de Medicina – Investigação Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, instituição onde também é assistente de Ginecologia e Obstetrícia.
Neuza Mendes trabalha no Centro de Medicina Reprodutiva da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, sendo responsável pela consulta de diabetes na gravidez neste hospital, na CUF Descobertas, CUF de Alvalade e CEMEARE (Centro Médico de Assistência à Reprodução).

- publicidade -