Mau tempo já provocou 46 ocorrências na região, com maior incidência em Alcobaça

0
3542
Foto: União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto

A depressão Cláudia trouxe chuva, trovoadas e vento forte que causaram perto de meia centena de ocorrências na região, na madrugada e manhã desta quinta-feira, com o concelho de Alcobaça a ser o mais atingido.

De acordo com o comandante sub-regional do Oeste da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Silva, entre a meia noite e as 10 horas da manhã foram registadas um total de 46 ocorrências devido ao mau tempo nos 12 concelhos do Oeste, dos quais 21 no concelho de Alcobaça.

A maioria das ocorrências reportadas foram inundações, 30 no total, algumas das quais provocaram cortes de estrada, como foi o caso da Rua Luís de Camões, no Casal do Vau (Campo), de acordo com informação da União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto (na foto). Algumas destas inundações afetaram igualmente habitações, “sobretudo garagens e com pouca quantidade de água”, sublinhou Carlos Silva, acrescentando que nenhuma ficou sem condições de habitabilidade.

- publicidade -

Além das inundações, a depressão Cláudia, que tinha grau de alerta de maior intensidade precisamente para esta madrugada, causou ainda cinco movimentos de massa – lamas e terras –, três quedas de árvore e três quedas de estruturas, também sem gravidade.

Apesar da fase mais crítica da tempestade ter já passado ao nível da precipitação, o comandante sub-regional alerta que, durante o dia e a tarde de hoje ainda se deverá sentir vento e rajadas fortes, o que poderá contribuir para mais ocorrências, uma vez que os solos se encontram fragilizados devido à saturação de água.

Além das ocorrências relativas à depressão Cláudia, registou-se igualmente esta madrugada um incêndio num armazém de fruta no Vimeiro, concelho de Alcobaça. O alerta foi dado às 5h51 e no local chegaram a estar 45 operacionais apoiados por 19 viaturas. Os armazéns foram totalmente consumidos pelo fogo.

- publicidade -