Mau tempo causou 255 ocorrências na região Oeste

0
343
Mau tempo causou estragos na região

Mais de metade são inundações, mas houve cinco ocorrências de busca e resgate de pessoas em Torres Vedras

As condições meteorológicas adversas causaram, desde a madrugada de quinta-feira, 13 de novembro, até à manhã de segunda-feira, dia 17, um total de 255 ocorrências na região Oeste. Os dados foram fornecidos à Gazeta das Caldas pelo comandante sub-regional de emergência e proteção civil do Oeste, Carlos Silva. O concelho que registou maior número de ocorrências foi o de Alcobaça, com 69, seguindo-se Torres Vedras, com 56. Caldas registou um total de 27 ocorrências e Óbidos 10. “Maioritariamente são inundações”, revelou Carlos Silva, esclarecendo que foram mais de 130, ou seja, mais de metade. Seguiram-se quedas de árvores e de estruturas, bem como deslizamentos de terras e ainda limpeza de vias, todas na ordem das três dezenas de ocorrências.

“Tivemos cinco ocorrências de busca e resgate, de pessoas que estavam com dificuldades de sair dos seus carros e um pastor que se encontrava numa zona agrícola e não conseguia sair, mas tudo sem necessidades de ir ao hospital”, contou o comandante à Gazeta das Caldas. Estas cinco ocorreram todas no concelho de Torres Vedras.

- publicidade -

No total estiveram empenhados 672 operacionais, apoiados por 309 veículos terrestres.

Não relacionada com o temporal, mas afetada por este, foi a ocorrência de um derrame de combustível de origem desconhecida em Valado dos Frades, na sexta-feira. A proximidade a duas linhas de água obrigou a uma intervenção rápida, para evitar a contaminação destas.

Outra ocorrência significativa, sem relação com o mau tempo, mas coincidente temporalmente, foi o incêndio que consumiu os armazéns de fruta da Frutipit, no Vimeiro (Alcobaça). Além da estrutura e equipamentos foram ainda destruídas toneladas de fruta, causando prejuízos de milhares de euros.

- publicidade -