Matoeira venceu a 4ª edição dos presépios dos Vidais

0
946
Gazeta das Caldas
O presépio da Matoeira foi o grande vencedor da quarta edição

O presépio da Matoeira foi o grande vencedor da quarta edição dos “Presépios da Minha Aldeia”, uma iniciativa da Junta de Freguesia dos Vidais.
Os resultados foram anunciados no dia de Reis, 6 de Janeiro, na sede da Junta. Tal como nos últimos anos, dezenas de pessoas assistiram à cerimónia que foi procedida de um jantar nos Mosteiros.
O júri, composto por Dora Mendes, Ivo Fernandes e Carlos Oliveira, escolheu as figuras da Associação Recreativa e Cultural da Matoeira para o primeiro lugar, premiando-as com um cheque de 350 euros.
Em segundo lugar ficou o presépio do Arco do Memória e em terceiro o da empresa Vidais Planta. Imediatamente após o pódio ficaram os Casais da Igreja, seguidos dos Mosteiros e da Rabaceira. Cada um recebeu menos 25 euros que o anterior. A partir daí, os restantes participantes ficaram todos em 7º lugar e receberam 150 euros cada um.
A cada grupo participante foi ainda entregue uma fotografia emoldurada do respectivo presépio.

Este foi o quarto ano desta iniciativa, que foi pioneira no concelho e que já está implementada. Virgílio Filipe, presidente da Junta dos Vidais, disse que este projecto “tem vindo sempre a crescer” e que “está no bom caminho”. O autarca agradeceu o empenho de todos, salientando a qualidade dos trabalhos que são feitos por amadores.
Em nome do júri, Ivo Fernandes destacou também as melhorias que de ano para ano se notam nos presépios, que “são cada vez mais um marco”.
Já Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, definiu este evento como “um dos mais relevantes que temos nesta quadra natalícia”.
Este é um evento que envolve cerca de 200 pessoas dos lugares da freguesia. Cada associação, ou grupo de moradores, une-se para fazer o seu presépio. A diversidade de materiais é também uma marca desta iniciativa.

- publicidade -