Mário Rui Araújo vence prémio internacional sobre saúde oral

0
1691

O higienista oral Mário Rui Araújo, da Clínica do Montepio, acaba de ser galardoado na África do Sul com um prémio atribuído pela Sunstar Foundation for Oral Health Promotion, devido ao seu projecto SOBE – Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares.
O prémio foi entregue no dia 16 de Agosto em Capetown, no âmbito do congresso mundial da Federação Internacional de Higienistas Orais. O higienista português venceu este concurso entre 70 projectos candidatos oriundos de todo o mundo.
O galardão consiste num troféu e na entrega de 3.000 dólares. Para poder concorrer, o higienista e a restante equipa tiveram de elaborar um artigo científico onde explicavam o projecto e os seus resultados.
O SOBE, que começou a ser pensado há dois anos, é uma intervenção na área da saúde oral com as bibliotecas escolares. Devido a ele, todas as bibliotecas escolares têm, desde o ano passado, material que permite aos professores ou bibliotecários poderem trabalhar a temática da saúde oral ao mesmo tempo que trabalham projectos de escola, como ensinar a ler ou a escrever.
Os materiais distribuídos pelo projecto (livros, CDs, jogos, pósteres e manuais) são entregues dentro de uma caixa que, por sua vez, pode ser desmontada para ter outras utilizações. Os materiais dão uma liberdade criativa aos professores para eles fazerem os projectos que quiserem.
O projecto contempla também Timor, onde as crianças que estão a aprender a ler também aprendem igualmente a ter uma boa higiene oral.
Mário Rui Araújo diz que a ideia é para continuar, pelo menos enquanto houver apoios para tal. Este ano, entre muitas coisas, será lançado um livro de poesias que aborda a temática da boca e da saúde e que conta com o apoio do Plano Nacional de Leitura.
Para o SOBE, a Direcção-Geral de Saúde teve parcerias privadas com empresas, como a Colgate e a Aquafresh. Segundo o higienista, o SOBE “foi um trabalho muito interessante do ponto de vista da intervenção comunitária, ao juntarmos o público e o privado”. Mário Rui referiu que “as Caldas da Rainha está muito envolvida, até porque o design do projecto foi feito por um artista caldense que é o Nuno Bettencourt e nele está também envolvido o João Carlos Costa”. O radialista caldense foi produtor de um CD que integra o SOBE.
Também as editoras Plátano e a Editorial Estampa e diversas entidades oficiais, onde se inclui a Ordem dos Médicos Dentistas, colaboraram neste projecto.
Para o higienista da Clínica do Montepio, o prémio “tem muito a ver com as Caldas, mas também tem muito a ver com a equipa da saúde oral da Direcção-Geral de Saúde. Não se ganham prémios sozinhos.”
Mário Rui Araújo é natural de Lisboa, onde viveu até aos 30, tendo-se mudado para as Caldas da Rainha por via do casamento. Fez a primeira parte do seu curso de Higienista Oral na Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa. Depois, na Universidade de Washington, em Seattle, fez a sua licenciatura na área da higiene oral e da educação em saúde. Quando regressou, continuou a dar aulas na Faculdade de Medicina Dentária em Lisboa e, em 1997, quando casou, veio viver para as Caldas da Rainha, onde trabalha desde então. Fez ainda um mestrado em Psicologia da Saúde e é doutorando em Saúde Oral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Tiago Mota
tmota@gazetadascaldas.pt

- publicidade -