
Já terminou a campanha “Vamos ajudar a Mariana” que decorreu na região desde o início do ano. Ao todo deste período foram recolhidos cerca de cinco a seis toneladas de tampas, latas e caricas que vão agora permitir a Mariana Bastos, de 16 anos, comprar uma nova cadeira de rodas. Esta custa 11 mil euros, valor que segundo a mãe, Ana Cristina Barros, já foi conseguido com a ajuda de todos na recolha e não se cansa de agradecer a todas as entidades e pessoas oestinas (Caldas da Rainha, Bombarral e Peniche) “que colaboraram tanto nesta campanha”, disse à Gazeta das Caldas.
Além da recolha do material plástico reciclável, a mãe da jovem contou que recebeu também donativos de pessoas de Norte a Sul do país e também de alguns emigrantes que quiseram contribuir para o bem estar da jovem. Esta campanha também contou com a realização de alguns eventos solidários que envolveram a actuação de grupos e cantores se uniram a esta acção.
Mariana Bastos, que vive no concelho de Alenquer e sofre de uma doença metabólica que lhe apareceu em bebé e que lhe causou uma deficiência motora. A jovem, que estuda na Escola Básica Pêro de Alenquer, não anda, fala por linguagem gestual e é vegetariana, devido à doença que sofre. 
Ana Bastos explicou ainda que com a nova cadeira e acessórios vai permitir uma outra comodidade à filha pois a anterior não acompanhou o seu crescimento e poderia causar-lhe problemas de saúde posteriores. Além do mais, será agora mais fácil, o transporte da jovem para a sua casa que fica num terceiro andar visto que é uma cadeira eléctrica e que permitirá a sua ascensão aquele piso. A loja de ortopedia diz que a cadeira completa, com os respectivos acessórios deverá chegar à Mariana em Setembro. A mãe está contente pois coincidirá com o início do ano lectivo.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























