Trinta e quatro quilogramas. Este foi o número ditado pela balança que Mariana Gomes viu ser anunciado na gala final do Peso Pesado Teen, concurso televiso no qual a jovem de São Martinho do Porto participou e resistiu até três semanas da grande final. Com 19 anos, Mariana pesava 140,6 kg, antes da passagem pelo programa, lutando agora por levar os seus 106,6 kg à casa dos dois dígitos. Gazeta das Caldas fez uma visita à ex-concorrente, que marcou o encontro na Pastelaria Marquel, o estabelecimento dos pais e uma casa que também a viu crescer.
Até aos quatro anos, Mariana Gomes lembra-se de ter uma figura delgada. Foi a partir desta idade que começou a engordar progressivamente. Aos dez, ouviu pela primeira vez os conselhos de um nutricionista e iniciou-se no combate à obesidade, uma luta que deixou várias vezes a meio por não levar as dietas até ao fim.
Com 19 anos, Mariana via-se sem conseguir cruzar as pernas, atar os sapatos ou apanhar sol na praia, apesar de a ter mesmo ali ao lado. Encontrava-se também em lista de espera para uma cirurgia bariátrica, uma intervenção de redução do estômago que deixou de ser opção quando Mariana entrou para o programa da SIC.
“Tive medo”, confessa Mariana, relembrando o momento em que soube que tinha um lugar no concurso. “Não queria expor o meu corpo, não propriamente às pessoas que me viam na televisão, porque me esquecia muitas vezes que estava num programa, mas sim aos outros concorrentes, às pessoas com quem lidava diariamente”, conta a aluna do curso de Gestão e Produção de Pastelaria da EHTO.
Embora tivessem direito a folgas de gravação, os concorrentes treinavam três vezes ao dia, uma hora e meia, toda a semana. À medida que a competição avançava, as dores aumentavam. “Treinávamos com muito mais intensidade na recta final porque, além de estarmos mais ágeis fisicamente, sabíamos que sobravam cada vez menos lugares para a final”, revela Mariana Gomes, que abandonou a Herdade das Lezírias numa das semanas em que melhor treinou. As 300 gramas assinaladas pela balança não foram suficientes, um resultado que, explica Mariana, reflectiu a semana anterior. “Andei em baixo, desmotivada psicologicamente devido ao cansaço”, relembra a jovem, para quem os dias de pesagem eram os de maior ansiedade.
Para que em casa o espectador consiga captar as reações dos concorrentes (15 segundos), são necessários cerca de dois minutos de realização, 120 segundos de espera em cima da balança com um “bip-bip” “irritante” no ouvido.
Outro dos desafios mais difíceis para Mariana foi a descida do Aqueduto das Águas Livres: 65 metros, de cabeça virada para o chão. Já a “makeover” (mudança de aparência) entra na lista dos melhores momentos do programa para Mariana.
Vaidosa desde miúda, sempre gostou de maquilhagem e já há alguns anos que sonhava poder voltar a vestir um vestido e calçar um salto alto. Nesse dia, em que também mudou o corte de cabelo, viu os desejos serem cumpridos.
Conhecida por ser refilona, a “lady” do programa mostrou ter sempre uma resposta na ponta da língua, um traço de personalidade por vezes criticado pelo treinador Mauro Policarpo. “A minha relação com o Mauro não começou da melhor forma, só com o avançar do tempo fomos criando laços e hoje considero-o um amigo”, conta Mariana Gomes, que chega a telefonar ao instrutor para lhe pedir conselhos sobre exercícios físicos.
“A minha família também já come legumes”
Uma das metas do programa é a entrada num regime alimentar saudável. Trocar as bolachas, refrigerantes, batatas fritas e os doces por legumes, frutas e proteínas brancas. “Descobri que consigo comer cenoura, um legume que antes detestava”, afirma Mariana, que, terminada a participação no Peso Pesado, levou os hábitos alimentares saudáveis para dentro de casa.
Nas alturas em que a tentação bate à porta, como no Natal, Mariana Gomes prefere ficar longe da mesa.
Com uma confiança revigorada, a jovem sonha chegar aos 70 quilogramas, mas, por enquanto, ainda não pensa voltar à praia. Actualmente treina no Queens Fitness Club, quatro vezes por semana, uma actividade que conjuga com a Zumba.
No futuro, cabe o desejo de ser mestre pasteleira, cantora, ou de entrar no mundo da moda.






























