Artefacto vai ser colocado numa base de pedra, no hall da entrada principal do edifício para ser visível por todos
O marco miliário romano que foi encontrado em data indeterminada em Alfeizerão vai ser exposto no edifício sede da Junta de Freguesia da localidade.
A autarquia tem mantido conversações com os particulares que têm a posse do artefacto.
Neste momento falta apenas, segundo o presidente da Junta, Leonel Ribeiro, “redigir o contrato”. Depois há, ainda, a questão do seguro, que será resolvida com a inclusão do marco no seguro do recheio da Junta de Freguesia.
“Estes marcos romanos, colocados nas vias romanas, tendo inscrito o número de milhas relativamente a essa via, contendo também a distância até ao fórum romano, além de outras informações sobre a sua construção, constituem uma importante referência histórica da presença romana na região”, esclareceu o autarca.
No fundo, o que este marco atesta é que a estrada romana passava efetivamente por este local.
O artefacto irá ser colocado numa base de pedra, rústica, logo no hall da entrada principal da autarquia.
“O objetivo é que este marco possa ser visível para todos”, sublinhou o edil, acrescentando que a exposição deste marco irá ajudar a “enriquecer o património histórico da freguesia de Alfeizerão”.
À Gazeta das Caldas, Leonel Ribeiro estimou que este processo possa estar concluído em breve e que o marco possa ser visto e visitado ainda antes do Verão deste ano.
Esta é uma intenção antiga, mas que agora está perto de se concretizar.
O autarca agradeceu ainda o trabalho de José Coutinho, um apaixonado pela História que vive nas Caldas e que foi o elo de ligação entre a autarquia de base e a família.






























