Marcelo convive com caldenses na visita aos Estados Unidos

0
716

Noémia Romano, vice-presidente do Sport Club Português de Newark, foi um dos cicerones de Marcelo Rebelo de Sousa na visita que o chefe de Estado está a realizar aos Estados Unidos.

A dirigente, que nasceu em Alfeizerão e viveu muitos anos nas Caldas, integrou a comitiva do Clube que foi condecorado pelo Presidente da República, a propósito do centenário da fundação, que se assinala a 17 de dezembro.

O embaixador de Portugal em Washington, Domingos Fezas Vital, marcou presença na sessão, que contou com as presenças do presidente do Sport Club Português, Jack Costa, e as intervenções do Mayor de Newark, Ras J. Baraka, e do Cônsul-Geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro.

- publicidade -

Aquela instituição dispõe, entre outras valências, da Escola Luís de Camões, onde é ensinada a língua Portuguesa a crianças do pré-escolar e do 1º ciclo e Marcelo fez questão de percorrer a pé o caminho entre a sede do Clube e a escola, passeando as ruas de Newark, onde tomou contacto com vários emigrantes ali radicados, entre os quais alguns caldenses.

O Sport Club Português foi fundado em 17 de dezembro de 1921, sendo uma organização cultural localizada no coração da secção “Ironbound” de Newark, New Jersey, e um símbolo da tradição e cultura portuguesa, promovendo eventos culturais, danças folclóricas, teatro, desporto, tendo ainda um museu, uma biblioteca e a Escola Luís de Camões, além de uma equipa de futebol.

Para Noémia Romano, “foi muito importante esta visita” do Presidente, porque “pôde verificar o trabalho das comunidades portuguesas além fronteiras para manter viva a língua e cultura, dai a condecoração ao clube com a Ordem de Instrução Pública”, frisou a dirigente.

O Presidente da República deslocou-se aos Estados Unidos da América para participar na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. ■

- publicidade -