Manifestação contra a tourada no sábado

0
580

Para a corrida que irá decorrer amanhã à noite, 19 de Julho, na Praça de Touros das Caldas da Rainha já está também marcada uma manifestação anti-touradas.
A contestação parte, uma vez mais, da CREA – Caldas da Rainha pela Ética Animal, uma organização que irá promover uma “flash mob” na rua das Montras, entre as 11h00 e o meio-dia, e uma marcha de protesto que terá início às 21h00 no centro comercial Vivaci. A marcha terminará junto à praça de touros, onde irão manifestar-se contra “todos os actos de superioridade e prepotência humana, realizados tanto contra animais não humanos como contra animais humanos”, tal como refere a convocatória do protesto.
Os elementos da CREA contestam também o envolvimento dos bombeiros caldenses nesta actividades. “As qualidades e características das grandes pessoas são de facto a valentia e coragem, como afirmam os bombeiros das Caldas da Rainha, embora estas devessem ser utilizadas em prol do benefício e avanço da Humanidade e não para a sua estupidificação e embrutecimento”, referem.
Na conferência de imprensa de apresentação da corrida os dirigentes dos bombeiros caldenses referiram que já esperavam que houvesse alguma contestação pelo facto de se associarem às touradas, numa altura em que cada vez mais há protestos contra a realização destes eventos.
No entanto, acham que os benefícios que vão conseguir serão mais importantes do que a contestação que possa existir.
O POLITICAMENTE CORRECTO

Para Paulo Pessoa de Carvalho, a contestação faz parte de uma fase “do politicamente correcto em que não se gosta de touradas”. Na sua opinião, se os aficionados se manifestassem como fazem os que estão contra as touradas, seriam bastante mais.
Ana Batista, uma das cavaleiras que irá participar, também fez questão de assinalar o facto de as pessoas ligadas às corridas organizarem tantos eventos solidários “e eles não o fazem”.
Os bombeiros das Caldas da Rainha vão receber um euro por cada bilhete vendido para esta corrida, organizada pelo empresário caldense Paulo Pessoa de Carvalho.
Para além de Ana Batista, participa na corrida de amanhã a cavaleira Lea Vicens (França) e o cavaleiro João Salgueiro da Costa. Fazem ainda parte do cartaz os grupos de forcados das Caldas da Rainha e de Vila Franca de Xira. Os touros serão das ganadarias de Pinto Barreiros e São Torcato.
Durante o intervalo da corrida, será anunciado o valor da receita e entregue o valor apurado aos bombeiros caldenses.
A grande maioria dos bilhetes, dos 3200 lugares, custa entre 10 e 20 euros, mas há ingressos até aos 40 euros (nas barreiras da praça).

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -