Manguito de artista caldense foi colocado nos jardins de Belém

0
316

Peça com dois metros de Carlos Oliveira foi instalada nos jardins do Palácio de Belém

Eram 7h30 da manhã da passada segunda-feira, 3 de abril, quando o artista caldense chegou a Lisboa com um manguito com dois metros de altura que colocou à entrada do Palácio de Belém. Inspirado na figura de Zé Povinho de Bordalo Pinheiro, o Manguito de Carlos Oliveira teve o objetivo de revelar o descontentamento e indignação pelos dias que estamos a viver. “Quis mostrar o meu desacordo com o desgoverno que vivemos atualmente”, disse o autor à Gazeta das Caldas. Assim que começou a descarregar a peça, dois agentes da polícia pediram ao autor para se identificar e se este tinha licença. “Ainda tentei junto da Câmara mas percebi que não era possível obtê-la em tempo útil”, referiu o autor, que sabia que poderia correr o risco de ver a sua peça retirada.
Foi depois informado que tinha autorização para deslocar a peça para os jardins do Palácio de Belém. Assim o fez, sempre com a presença de orgãos de comunicação social.
A obra de arte já tinha sido feita e mostrada há quase 10 anos, mas no atual contexto social e cultural, o autor achou que “este era o momento de intervenção”. Carlos Oliveira contou com a colaboração da dupla Malibu Ninjas, autores que se dedicam à arte urbana e que pintaram o manguito caldense. O autor criou esta peça em 2014, a uma escala de maquete com 12 centímetros de altura que alargou para a sua escala real em barro com mais de dois metros de altura.
A partir do molde desta peça final foram criadas outras do Manguito em alabastro e resina de poliéster reforçado a fibra de vidro. O caldense – que tem atelier de trabalho em Óbidos – reforçou que é importante “o legado que as Caldas e os meus mestres me transmitiram”.
À Gazeta das Caldas, Carlos Oliveira garantiu que este movimento Manguito terá continuidade e ainda mais repercussão. “Temos que nos juntar e dar mais escala a este movimento de descontentamento”, rematou o autor. ■

- publicidade -