Mais de duas mil pessoas renderam-se aos petiscos que provêm da Lagoa

0
617

notícias das CaldasCerca de 400 quilos de enguias, 460 quilos de amêijoa, 220 quilos de navalhas e 320 quilos de mexilhão foram consumidos durante a Festa da Lagoa, que decorreu no Bom Sucesso, de 29 de Julho a 1 de Agosto.
A tenda onde se realizou o evento, com 500 metros quadrados e capacidade para cerca de 400 pessoas sentadas, esteve lotada por várias vezes, estimando a organização que tenham passado pelo recinto cerca de 2200 pessoas.

“Tivemos 12 fogões de cozinha sempre a funcionar e 12 voluntários a servir às mesas”, disse José António Clemente, da Associação de Pescadores e Mariscadores Amigos da Lagoa de Óbidos (APMALO), convicto que, com este êxito, esta é uma festa para repetir anualmente.
Neste evento uma equipa de mariscadores e pescadores da Lagoa, ajudados por outros voluntários, confecciona e serve pratos com os produtos capturados naquele ecossistema. As enguias que foram cozinhadas no evento começaram a ser pescadas há um mês, enquanto que os outros bivalves e marisco foram capturados na última semana.
“Algum dele, como as navalhas, foram apanhadas já durante a festa”, conta José António Clemente à Gazeta das Caldas, explicando que o seu consumo duplicou em relação ao ano passado e triplicou em relação a 2009.
Os pratos aumentaram um euro por dose porque também o peixe está mais caro. Ainda assim, a organização destaca que os preços são baixos, dando o exemplo de uma dose de caldeirada, que custa 13,5 euros e chega para duas pessoas.
E se os pratos, especialmente os confeccionados com os produtos da Lagoa, tiveram muita procura, o mesmo não aconteceu com as entradas e as sobremesas. “As pessoas continuam a vir, mas tentam  poupar mais nas entradas e sobremesas, que custavam dois euros”, refere o responsável, dando conta dos tempos de crise que o país atravessa.
Durante os três dias do certame, os visitantes, na sua maioria turistas, puderam também usufruir de animação com música popular portuguesa e também da banda brasileira Graveola.
A Festa da Lagoa é organizada pela Associação de Pescadores e Mariscadores Amigos da Lagoa e Óbidos Patrimonium.

 

- publicidade -