
A quinta edição da exposição de presépios das Gaeiras, que irá decorrer entre 8 de Dezembro e 3 de Janeiro, tem já confirmada a participação de 65 expositores. Estarão expostos mais de 300 presépios de diversos materiais, entre eles produtos naturais e reciclados.
Este ano irão distribuir-se pelos antigos armazéns do vinho 50 stands individuais, que os artistas poderão ornamentar a seu gosto.
Expostos estarão também exemplares de grandes dimensões em madeira, pedra e ferro, e um presépio tradicional da autoria do caldense Américo Teodoro.
Os Jovens Voluntários Gaeirenses irão recriar um presépio ao vivo, no dia da inauguração da mostra. Nos fins-de-semana seguintes os jovens marcarão presença na Vila Natal, em Óbidos, a fazer divulgação desta mostra.
A exposição é organizada pela Junta de Freguesia das Gaeiras, cujo presidente, Eduardo Silva, diz que esta edição terá uma maior abrangência nacional, com a presença de expositores de Amarante, Viana do Castelo ou Santarém.
Durante o evento estarão a trabalhar ao vivo os artesãos José Tanganho e Paula Clemente.
“Houve muita gente a querer participar, mas não havia espaço para todos”, refere o autarca, dando também nota da presença, pela primeira vez, das associações de artesãos de Aljubarrota e de Porto de Mós.
O autarca salienta ainda que existirão dois tipos de presépios – uns mais direccionados para coleccionadores e outros, mais pequenos e baratos, para o público em geral. “São os chamados presépios da crise”, disse à Gazeta das Caldas, acrescentando que as pessoas poderão encontrar peças bastante engraçadas e originais a custos módicos.
O evento conta com entradas livres, revertendo os donativos para a construção da futura igreja das Gaeiras.
Integrada no evento Óbidos Vila Natal, a mostra está aberta nos dias úteis entre as 14h00 e as 18h00 e aos sábados, domingos e feriados, entre as 14h00 e as 20h00.
O maior presépio está na Rua de Santo António
As luzes e decoração natalícia que enfeitam o muro e porta do nº15 da Rua de Santo António, nas Gaeiras, deixam antever que ali o Natal é celebrado com pompa e circunstância.
No seu interior há um presépio animado de grandes dimensões que poderá ser visitado entre os dias 8 de Dezembro e 6 de Janeiro. A inauguração irá decorrer na próxima quinta-feira, pelas 17h00, uma hora depois da grande exposição de presépios das Gaeiras.
A recriação do nascimento de Jesus em Belém tem cerca de quatro metros de comprimento por três metros de largura e conta com cerca de 250 figuras, e outras peças de decorativas feitas por Ricardo Roque, um gaeirense de 20 anos.
Do presépio constam ainda um moinho cujas velas rodam, uma cascata, um coreto com os músicos a tocar e uma igreja em que os sinos se movem, alimentados a energia eléctrica.
“Este ano o presépio está maior e com mais variedade que no ano passado, conta a vizinha, dando nota da imaginação de Ricardo Roque que, desde pequeno, sempre gostou de assinalar o Natal. “, diz Ricardo Roque, que começou a trabalhar neste projecto há cerca de um mês.
O jovem contou com o apoio do pai e de uma dezena de vizinhos que se voluntariaram para ajudar. Lurdes Pereira foi uma dessas pessoas que no passado fim-de-semana andou a apanhar musgo nos pinhais e depois ajudou a fazer o presépio.
“É uma iniciativa muito bonita, ainda para mais feita por um jovem”, conta a vizinha, dando nota da imaginação de Ricardo Roque que, desde pequeno, sempre gostou de assinalar o Natal.
Este presépio está integrado na Grande Exposição dos Presépios da vila das Gaeiras e terá continuidade no próximo ano.
No pátio da casa estarão cogumelos, árvores de Natal e um trenó puxado por duas renas, onde as crianças poderão tirar fotografias.
O presépio poderá ser visitado nos dias úteis entre as 14h00 e as 18h00 e ao fim-de-semana entre as 14h00 e as 20h00. As entradas são livres.
Fátima Ferreira






























