Mais de 2500 alunos “caminharam juntos” pela cidade

0
198
Os estudantes participaram em diversas atividades

Iniciativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença pretende promover a integração dos alunos e convívio de forma informal

Ainda não eram 9h00 da manhã de sexta-feira (19 de setembro) quando os alunos que frequentam as várias escolas da cidade, que integram o Agrupamento Raul Proença, começaram a sua caminhada, primeiro rumo à Câmara, onde se juntaram e depois seguiram até ao Parque D. Carlos I. Durante toda a manhã, mais de 2500 alunos e centenas de professores e assistentes operacionais participaram em atividades como aulas de zumba, yoga, passeios no lago e jogos tradicionais.

A iniciativa, enquadrada na Semana da Mobilidade, tem por objetivo a dinamização de atividades “quebra gelo”, permitindo aos alunos conhecerem-se melhor e de forma mais informal. “Acreditamos que começar o ano escolar desta forma contribui para uma relação de empatia que contribui para o sucesso escolar ao longo de todo o ano”, salientou o diretor do agrupamento, João Silva. Ainda de acordo com o responsável, a iniciativam també contribui para que as várias escolas do agrupamento “percebam que fazem parte de um todo comum e haver um sentimento de pertença”.

- publicidade -

Os alunos puderam comprovar que “é fácil deslocarem-se da sua escola até ao centro da cidade a pé”, também numa tentativa de lhes fomentar o interesse pela vivência da cidade.
A caminhada é realizada há cerca de uma década, mas desde a pandemia com esta vertente mais integradora, no início do ano letivo. A iniciativa terminou com um piquenique, no Parque, à hora de almoço. As escolas de fora da cidade, no Nadadouro e Foz do Arelho, dinamizaram o “Caminhamos juntos” nas suas localidades.

- publicidade -