Mais de 160 autocaravanistas na Foz do Arelho num encontro que foi um êxito

2
3583

FDO primeiro Encontro Nacional de Autocaravanistas reuniu mais de 160 viaturas na Foz do Arelho no passado dia 4 de Outubro. A iniciativa da Junta de Freguesia vai ter continuidade e já tem data marcada: 13 de Junho de 2015, dia em que também se assinala o aniversário da vila da Foz do Arelho.
O local do encontro já foi alvo de melhoramentos no último ano, mas será ainda intervencionado de modo a que “dentro de um ano ou dois possamos ser considerados o melhor parque de autocaravanismo do país”, diz o presidente da Junta, Fernando Sousa.

Fernando Soares, de 68 anos e residente em Leiria, foi um dos primeiros a inscrever-se no encontro. Caravanista há mais de 20 anos, costuma passar fins-de-semana na Foz de 15 em 15 dias. Os outros são repaArtidos entre as zonas de Peniche e de Tomar.
Actualmente a gozar a reforma, costuma viajar com a esposa e escolhe sobretudo a zona Oeste, que caracteriza de “espectacular” e que diz estar a chamar cada vez mais a atenção das pessoas. Até porque, acrescenta, o parque de caravanas da Foz do Arelho é “excelente e reúne todas as condições para se estar”.
No fim-de-semana passado veio de propósito para o encontro e ali se voltou a encontrar com amigos de Torres Vedras e da Lourinhã, também eles caravanistas. “Como o parque [de caravanas] está actualmente, atrai muita gente para a Foz do Arelho”, disse Fernando Soares à Gazeta das Caldas.
O encontro de sábado começou com passeio pedonal seguido de visita guiada pela vila, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer todos os locais de interesse histórico, como é o caso do palacete, Inatel, escola primária, Quinta da Foz e Fonte dos Namorados. A tarde foi dedicada ao convívio e à música.
No passado dia 4 de Outubro foi também inaugurada a nova recepção, situada à entrada do parque de caravanas, para atender diariamente quem ali se desloca.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa (do Movimento Viver o Concelho), marcaram presença neste primeiro encontro mais de 160 caravanas, que ocuparam não só o parque (situado no antigo parque de campismo junto ao cais e com capacidade para cerca de 70 autocaravanas) como um outro terreno existente nas imediações e que acolheu os restantes veículos. “Estão inscritos para o lanche cerca de 350 pessoas”, contou o autarca, satisfeito com a adesão ao evento organizado pela Junta de Freguesia.
O encontro terá continuidade em 2015 e tem já data marcada para 13 de Junho, dia em que se assinala o aniversário da vila da Foz do Arelho.
O parque de caravanas sofreu melhoramentos no último ano, nomeadamente com a reconstrução dos muros e reabilitação das instalações sanitárias, mas que ainda precisam de mais obras. Também vai ter um espaço internet, contando para isso com a colaboração da Cabovisão, resultado do acordo feito com a OesteFest, aquando da realização de festival de Verão na Foz.
Fernando Sousa quer ainda colocar naquele espaço uma pequena churrasqueira e dois tanques de roupa. Melhoramentos para que, “dentro de um ano ou dois possamos ser considerados o melhor parque de autocaravanismo do país”, disse.
Também foi alterada a política de preços, o que levou a um aumento da procura. Antes, o custo diário para a estadia de uma autocaravana era de 4,50 euros e actualmente é de 3 euros. Este pagamento dá direito aos despejos, a encher a caravana de água e a pernoitar por 24 horas.
Mesmo a chover o parque tem tido 15 a 20 caravanas por dia, disse o autarca. No entanto, com o aproximar do Inverno esse número deverá diminuir.
Fernando Sousa quer agora tentar entrar nos sites de autocaravanistas da Suécia, Dinamarca e Áustria, que costumam visitar o país em direcção ao norte de África para que, durante a deslocação, fiquem na Foz do Arelho durante dois ou três dias. “O que me interessa é trazer gente à Foz e que esta terra seja conhecida a nível nacional e internacional”, disse, acrescentando que actualmente são os franceses e ingleses os principais frequentadores do parque.
Também presente no encontro, o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, destacou que este permite trazer caravanistas, que “beneficiam a economia da Foz do Arelho, mas também alguns vão à cidade e outros pontos do concelho, e depois o divulgam nas suas terras”.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS E PELO O QUE TENHO OUVIVO ACONTECEU EM 2014 UM BELISSIMO ENCONTRO DE AUTOCARAVANISTAS, EMBORA EU RESIDA A CERCA DE 400 KIL DESSA LINDA LOCALIDADE, CONTO ESTAS PRESENTE NO DIA 13/6/2015

  2. LIBERDADE & IGUALDADE COM RESPONSABILIDADE!
    (Autocaravanas – Portugal)

    Se eu quisesse dormir no campping ia com uma tenda as costas e não com minha AUTOcaravana que é a minha casa completa as costas. Mesas e cadeiras fora da autocaravana ai só mesmo no parque ou campping. Minha autocaravana é autônoma, possue banheiro, chueveiro, fogão, cama, lixeira, então não preciso sair de dentro, faço tudo sem ninguém ver, não incomodo ninguém e não ocupo espaço público externo.

    Autocaravanas estão amolgadas pelo governo como um veiculo com dormidas, sujeitos ás regras de transito,assim como os veiiculos ligeiros ,se eu for estacionar o meu automovel junto da praia abrir uma mesa e ate dormir dentro dele ninguem repara ,faço as minhas necessidades onde calha e não se passa nada,se for uma autocaravana com casa de banho cozinha dormida começa logo as dores de cabeça para os aproveitadores do dinheiro facil ,entendo que deve estacionar e não acampar mas porque razão não se disciplina e organiza o estacionamento de autocaravanas e veiiculos de passageiros afinal todos temos os mesmos direitos está na constituiçao portuguess igualdade e que não venham os senhores dos parque de campismo exigir que as pernoitas se façam em parques de campismo vivemos num país livre eé necessario aproveitar este tipo de turismo que muito dignifica as terras por onde passam e trazendo valores acrescentados para a economia local senhores dos parque s de campismo tenham juízo e querem ganaha mais dinheiro puxem pela cabeça enovem e ajustem-se á realidade actual .bem hajam AUTOcaravanistas.