Desde a passada segunda-feira, 25 de Janeiro que há horários alargados nas consultas nos centros de saúde do Oeste Norte, para fazer frente à gripe.
“Neste Inverno, se ficar doente não corra para as urgências nem tome antibióticos sem receita médica, ligue primeiro 808242424 – Linha Saúde 24”. Esta é a mensagem principal do Plano de Contingência a Temperaturas Adversas que visa reforçar o uso racional dos medicamentos, sobretudo no que diz respeito ao uso de antibióticos sem receita médica, e de incentivar a utilização da Linha Saúde 24 para um acesso mais eficaz aos serviços de saúde. O alargamento dos horários é diferente nas unidades de saúde do concelho das Caldas. No ex-centro de Saúde há consultas de segunda a sexta-feira entre as 8h00 e as 19h00 e aos sábados, das 9h00 às 13h00. Nas USFs Rafael Bordalo Pinheiro e Rainha D. Leonor há consultas extra de segunda a sexta-feira entre as 17h00 e as 20h00 pelo médico da unidade. Já na USF de Tornada os médicos de família atendem mais uma hora e meia, de acordo com o seu horário enquanto que de segunda a sexta-feira há consulta da gripe entre as 12h00 e as 13h00 e entre as 17h00 e as 20h00, sem limite de inscrição. Aos sábados atendem-se doentes entre as 9h00 e as 13h00, sem limite de inscrição.
Nas extensões de saúde não há consultas extra, mas segundo o plano de contingência, em A-dos-Francos, Alvorninha, Foz do Arelho, Santa Catarina e Rostos quem configurar “um quadro de doença respiratória aguda será observado no próprio dia”.
- publicidade -






























