Início Destaque Mais associações caldenses querem Mata como monumento nacional

Mais associações caldenses querem Mata como monumento nacional

0
Mais associações caldenses querem Mata como monumento nacional
Aumenta o número de vozes que defendem a integração deste espaço verde no processo de classificação em curso

O Conselho da Cidade e a Comissão de Utentes Juntos Pelo Nosso Hospital também se pronunciaram pela integração da Mata Rainha D. Leonor no processo de classificação para monumento nacional em simultâneo com o Hospital Termal e o Parque D. Carlos I.
A primeira tornou público um documento no qual entende “apropriado” que a Mata Rainha D. Leonor venha a ser considerada como em vias de classificação para monumento nacional, tal como acontece com o Hospital Termal e o Parque D. Carlos I.
Aquela associação refere que a Mata é “um espaço privilegiado” que deve fazer parte integrante do património natural que sempre esteve afecto ao Hospital Termal, e salienta que é nela que se localizam os furos destinados a captar as águas termais que alimentam aquela unidade.
Por sua vez, a Comissão Juntos Pelo Nosso Hospital endereçou também à Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo uma carta a “reclamar do facto de não ter sido incluída a Mata Rainha D. Leonor no âmbito territorial do processo de classificação em curso”.A missiva refere que os três elementos (hospital, parque e mata) constituem “uma unidade patrimonial que não deve ser separada e desmembrada”. Referindo-se à riqueza natural da Mata, a comissão diz que “há poucas cidades em Portugal com um património paisagístico desta natureza situado em pleno centro urbano”.
Na semana passada, a Nostrum – Associação de Defesa do Património Ambiental também se pronunciou no mesmo sentido. Vários cidadãos caldenses têm apoiado esta pretensão nas redes sociais.

C.C.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.