A Escola Vocacional de Danças das Caldas vai arrancar a meados de Setembro com cerca de 250 alunos (alunos dos cursos livres, cursos vocacionais e ensino articulado (este último em protocolo com o Colégio Rainha D. Leonor).
A EVDCR lecciona em cursos vocacionais e livres. Nos cursos livres iniciam com o Ano Zero com alunos que completam os quatro anos até Dezembro do ano lectivo seguinte e não têm idade limite para os alunos. A mensalidade média é de 39 euros mas há mensalidades inferiores e pacotes para frequência de mais do que uma disciplina. Nos cursos livres têm a oferta de Técnica de Dança Clássica, Técnica de Dança Contemporânea, Dança Criativa, Ballet de Manutenção, Alongamentos e Sapateado.
Os cursos vocacionais iniciam-se com o 1º Ciclo com idade correspondente ao ano escolar e têm a têm a disciplina de Técnica de Dança Clássica e Dança Criativa.
O Ensino Vocacional (1º Ciclo) tem uma mensalidade média de 45 euros (duas disciplinas). O ensino articulado é gratuito e os estudantes têm as disciplinas previstas no plano de estudos com Pop Dance na disciplina de oferta de escola.
Segundo Isabel Baptista, uma das docentes e responsáveis pela EVDCR afirmou que o Plano de Estudo do Ensino Artístico “não sofreu qualquer mudança” enquanto que em relação aos cursos livres, “vamos manter tudo como no passado ano lectivo”. A escola vão investir em novidades aos nível em relação à formação anual “que promovemos quer no “Caldas em Dança” quer noutras iniciativas”, rematou a responsável.
Conservatório caldense expande para Bombarral e Cadaval
O Conservatório de Música das Caldas apresenta algumas novidades relativamente a este ano lectivo como por exemplo o cursos de percussão e de viola de arco. Nesta escola, cujas aulas arrancam entre 13 e 15 de Setembro, leccionam-se praticamente todos os instrumentos e leccionam-se disciplinas teóricas e práticas como a formação musical, história da música, acústica e técnicas de composição. Há ainda classes de conjunto como o Coro de Câmara, Coro Jazz, Ensemble de Metais, Ensemble de Saxofones.
Ao todo a escola tem cerca de 400 alunos, sendo que cerca de 300 frequentam cursos oficiais.
Segundo Aurelien Lino e Fátima Lino – que integram a direcção administrativa e pedagógica da escola – há a intenção de reforçar o trabalho com as escolas da cidade, reforçando o ensino articulado da música, querem incrementar o seu pólo no Bombarral “procurando aumentar o número de alunos e apostar na melhoria das instalações”, disseram aqueles responsáveis.
Os directores querem também abrir o ensino articulado no Cadaval.
Na escola de música das Caldas querem aumentar a aposta na Música para a Primeira Infância, com as aulas para bebés e crianças a partir dos três meses. “Reforçaremos o ensino do jazz com a contratação de novos professores para piano, bateria, baixo e contrabaixo, guitarra e formação musical jazz, no caso de haver alunos suficientes para cada classe”, disseram.
As ofertas na música para a primeira infância dividem-se em Música para bebés (dos 0 aos 12 meses), Expressão Musical (dos 12 meses aos 3 anos), Música e Movimento (entre os 4 e 6 anos) e a mensalidade custa 35 euros. As matrículas decorrem em Setembro e as aulas começam em Outubro.
No curso oficial na Iniciação Musical custa 55 euros por mês ao passo que o curso oficial no regime articulado é gratuito, mediante condições especiais de acesso. Há um período de matrículas extra até Dezembro e as aulas começam entre13 a 15 de Setembro. No curso oficial (regime supletivo) a anuidade é de 1540 euros para alunos comparticipados pelo Ministério da Educação. Para os alunos não comparticipados a anuidade é de 2200 euros. Há um período de matriculas extra até Dezembro mas as aulas começam entre 13 e 15 de Setembro. Nos cursos livres a mensalidade é de 80 euros (inclui aula de instrumento e formação musical). As matrículas decorrem em Setembro e as aulas começam a 1 Outubro.































