A empresa caldense Braz Gil Studio tem um novo presépio e prepara mais uma novidade para a quadra: uma peça em porcelana inspirada na árvore de Natal que se encontra instalada na Praça 25 de Abril.
“Vamos fazê-la à escala e decorá-la de forma similar”, disse Joaquim Braz Gil, o responsável desta empresa, que anualmente prepara uma árvore diferente. “Depois de ter visto a árvore de Natal das Caldas, decidi que iriamos homenageá-la este ano”, acrescentou.
Esta empresa caldense já tem 10 exemplares de árvores natalícias (cria uma por ano) e agora irá juntar-se uma nova peça que “pretende também homenagear a própria cidade”.
Segundo o empresário, serão feitas duas versões da árvore: uma decorada a ouro e outra apenas em biscuit.
Um presépio para todo o ano
“Este ano quisemos fazer um presépio diferente, uma espécie de oratório que possa estar exposto durante todo o ano”, disse o empresário. O presépio que esta unidade criou para este Natal é feito em biscuit (porcelana) e decorado com ouro. Será uma peça que tem uma série limitada e numerada de 300 exemplares e cada pessoa pode escolher o número que quiser, podendo ainda receber um certificado de garantia, atestando a exclusividade da peça. Cada presépio custa 492 euros e já foram vendidos 15 exemplares em Portugal e no estrangeiro.
A Braz Gil possui um outro modelo mais clássico, iniciado em 2008 numa altura em que o professor José Hermano Saraiva visitou as Caldas da Rainha e a fábrica.
A Braz Gil Studio emprega 15 pessoas e mantém uma carteira de clientes nacionais e internacionais, públicos e privados. Em Portugal fornece peças para museus e fundações como a Gulbenkian e ainda empresas internacionais como a L’Objet.
“Temos também vários clientes privados que nos fazem compras com dimensão”, disse o empresário referindo, por exemplo, uma princesa indiana que fez à Braz Gil uma encomenda de serviços com brasão da família.
Presépio e árvore à venda na loja da Gazeta
A árvore de Natal das Caldas da Rainha serve de inspiração ao exemplar que a empresa pretende fazer este ano. O responsável pela Braz Gil Studio contou que a ideia nasceu de uma forma espontânea, após ter visitado a grande árvore de Natal, no centro da cidade, e de a ter achado “muito bonita e elegante”.
A árvore vai custar 29 euros se for em biscuit e, se tiver pormenores de decoração a ouro, aumenta para os 31 euros.
Haverá exemplares da árvore à venda na loja da Gazeta das Caldas. Também o novo presépio poderá ser encomendado nas instalações deste semanário. Tem um custo de 492 euros (inclui IVA).
































