Magnólias substituem palmeiras na Praceta António Montez no Dia das Florestas

0
766

DSCN0298O Dia Internacional das Florestas foi assinalado nas Caldas a 21 de Março com a entrega de 216 árvores (macieiras e damasqueiros) à população. Antes das 10h30, hora que dava início à iniciativa, já se formava uma fila com uma dezena de pessoas em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Embora esta data seja alusiva às florestas, a autarquia optou por oferecer árvores de fruto porque “as pessoas têm investido cada vez mais nas pequenas hortas, dadas as dificuldades económicas”, salientou Paula Almeida, engenheira florestal da Câmara.
Sandrine Lemos aproveitou a iniciativa para sensibilizar toda a família para a protecção das árvores e, por isso, trouxe consigo o marido, os dois filhos e a mãe. “É importante que os mais novos saibam respeitar o ambiente e saibam a origem dos frutos que comem à mesa”, disse.
Neste dia o município realizou também a primeira substituição das palmeiras abatidas na Praceta António Montez (infectadas com a praga do escaravelho Rhynchophorus ferrugineus) por quatro magnólias, plantadas pelo presidente Tinta Ferreira e o vereador Alberto Pereira. O objectivo é dar seguimento às substituições, recorrendo a espécies de árvores mais resistentes.
Paula Almeida assegurou ainda que “o controlo das palmeiras doentes está a ser feito, assim como o abate àquelas cujo estado é irreversível”, sendo que as árvores colocadas em pontos paisagísticos estratégicos estão a receber tratamento.
Aos agrupamentos escolares do concelho foram também entregues 70 árvores. No seu conjunto, as três iniciativas custaram 1000 euros à autarquia.
O Centro Hospital do Oeste não deixou passar o Dia Internacional das Florestas ao lado e plantou uma árvore na Unidade Hospitalar de Torres Vedras.

- publicidade -