
Céu Ribeiro, de 53 anos, e Cláudio Silva, de 30 anos, são mãe e filho e, durante uma semana, serão os reis do Carnaval das Caldas. Mascarados de Maria Paciência e Zé Povinho, irão abrir os cortejos que irão decorrer na cidade no domingo e terça-feira de Entrudo, prometendo muita alegria e diversão. Este ano participam nos desfiles mais de 1200 figurantes, oriundos de todo o concelho
Há um ano, Céu Ribeiro estava no hospital com uma embolia pulmonar, com trombofolite e enfarte no fígado. Dentro de duas semanas subirá ao carro alegórico para, juntamente com o filho, Cláudio Silva, ser rainha do carnaval caldense. “Por ter dado um pontapé na morte, há um ano, agora resolvi que a vida é para ser vivida”, escreveu no questionário a candidata, de 53 anos, que partilha o trono com o filho, de 30 anos. A escolha dos reis teve lugar esta semana e reservou um par muito especial.
A aventura de mãe e filho começou quando foram abertas as inscrições para o casting da escolha dos reis do Carnaval das Caldas da Rainha, nas redes sociais.
Em jeito de brincadeira, Cláudio Silva convidou a mãe para participar no processo, até porque gostam da folia que se vive por estes dias. Céu Ribeiro aderiu de imediato e, feita a entrevista, no passado sábado, acabaram por ser eles os selecionados para reis do Carnaval caldense, mascarados de Zé Povinho e Maria da Paciência.
Ambos dançam no Rancho Etnográfico do Reguengo da Parada e gostam da folia carnavalesca, embora não participem habitualmente nos desfiles, pois são vendedores de consumíveis para hotelaria e têm muitas colectividades como clientes, que os convidam anualmente a participar nos seus carros alegóricos.
“Este ano já tinha dois ou três convites para participar nos corsos, mas não vamos com ninguém para não ficarem chateados connosco”, contou Céu Ribeiro aos jornalistas durante a apresentação dos reis do Carnaval caldense, na tarde da passada segunda-feira.
Céu Ribeiro diz que gosta da folia, mas sobretudo dos desfiles, que assiste, por norma, mascarada, seja de pirata, chinesa, com traje medieval, ou mesmo de bebé, como aconteceu no ano passado, poucos dias depois de ter saído do hospital. A agora Maria Paciência, uma das personagens da obra de Bordalo, partilhou ainda que sempre acalentou o sonho de ser rainha do corso, mas este foi sendo adiado por os reis eram sempre pessoas famosas ou jovens, contudo, quando a organização decide que serão as figuras icónicas de Bordalo Pinheiro, Céu Ribeiro achou que tinha chegado a sua vez. Aos 58 anos. E na companhia do filho.
Seis dias de folia
A decorrer de 20 a 25 de Fevereiro, o carnaval das Caldas promete seis dias de folia. Mais de 1200 figurantes, cinco bandas filarmónicas e grupos de dança e 19 carros alegóricos vão participar nos principais desfiles, que irão decorrer na noite de sábado e tardes de domingo e terça-feira, na Avenida 1º de Maio.
Este ano a autarquia caldense investiu cerca de 90 mil euros no evento, marcadamente trapalhão, satírico e pautado, como é tradição, por uma vincada crítica social e política.
Mas o pontapé de saída dos festejos é dado pelos foliões séniores, com o Baile de Fantasias, que terá lugar no dia 20, a partir das 14h30, na Expoeste.
No dia seguinte, de manhã, está prevista a realização do corso infantil, com as crianças das escoças da cidade a desfilar na Avenida 1º de Maio. No sábado e segunda-feira de Carnaval, pelas 23h00, terá início o Baile do Casino, no Céu de Vidro.
Entre os dias 21 e 24 de Fevereiro haverá baile de Carnaval no Nadadouro, com concursos de máscaras.
Após a folia será o momento de enterrar o Entrudo, o que acontecerá na noite de quarta-feira de Cinzas.






























