Macau nas Caldas da Rainha

0
579

DSC_0592Uma das recentes iniciativas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi trazer o ex-território sob administração portuguesa de Macau (que actualmente está integrado na República da China), até Caldas da Rainha, com a realização de um restaurante de aplicação.
Esta iniciativa trouxe à EHTO, no passado dia 11 de Abril, o coordenador do Centro Informação e Promoção do Turismo de Macau em Portugal, Rodolfo Baptista Faustino,  que no âmbito das suas funções promove assim aquele território nos aspectos ligados à culinária e à tradição, que mistura as raízes chinesas com a colonização portuguesa.
Para tornar estas realizações mais ricas o turismo macaense recorre a uma portuguesa bem conhecedora da tradição culinária do território – Graça Pacheco Jorge -, que colaborou com as turmas da escola na elaboração dos menus que posteriormente foram submetidos aos convidados. Esta especialista é autora de algumas obras sobre a culinária macaense.
Nos pratos confeccionados havia um cruzamento de sabores ocidentais e orientais, que foram bastante apreciados pelos presentes, bem como pelos alunos, que assim tiveram uma nova experiência do cozinha internacional.
O menu começou com uma sopa de pepino e hortelã, com um sabor aveludado e que permitiu aos comensais terem uma sensação de paragens distantes, apesar da utilização de produtos locais. Seguiu-se uma carne de porco com ananás, que também agradou a todos. Finalmente um doce de castanhas e café com bolacha de amêndoa, mostrou como a mistura de culturas é profunda.
Durante a apresentação também foi referido que o território de Macau, com apenas 30 Km2 e 538 mil habitantes, recebe anualmente mais de 2,9 milhões de turistas e possui uma centena de hotéis com capacidade para 60 mil camas. Daí que seja um mercado muito atractivo para jovens portugueses que queiram desenvolver a sua actividade na restauração e hotelaria.
Na conversa com os jornalistas, foi lembrado o anterior director do Turismo de Macau, actualmente reformado, João Costa Antunes, que residiu nas Caldas da Rainha nos anos 70 e 80 e que foi director do GAT (Gabinete de Apoio Técnico) antes de rumar para Macau. Presentemente, João Antunes é o coordenador do Comité do Grande Prémio de Automobilismo de Macau.
Voltando à refeição, que foi preparada por duas turmas da escola, o chefe de sala foi o aluno Lukas Neves, o escanção Mário Alexandre e a chefe de bar, Tatiana Lopes.

JLAS

- publicidade -