Foi com pompa e circunstância que foram ligadas as luzes natalícias ao final da tarde de 21 de Novembro, junto à arvore de 30 metros, instalada na Praça 25 de Abril. Houve actuações de músicos locais na presença de mais de uma centena de pessoas ocorreu ao local.
Nas próximas seis semanas, além das luzes, a cidade será animada com vários eventos organizados pela associação de comerciantes.
Foi com grande alegria, com as actuações do Grupo de Bombos da ETEO e do Coro da Universidade Sénior que foram ligadas as iluminações de Natal.
Os responsáveis da ACCCRO e da autarquia deram o mote para que luzes se acendessem perante a presença de muitas pessoas que não perderam a oportunidade de assistir ao início das festividades.
“Temos a cidade requalificada, logo espaços que no ano passado se encontravam em obras, puderam agora ser iluminados, como esta praça em frente aos Paços do Concelho”. Palavras do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que muito salientou a árvore de 30 metros.
Este ano há mais 5000 metros quadrados de área iluminada do que no ano passado, sendo também maior o número de dias de festa pois antecipou-se em uma semana o início destas celebrações no espaço público.
Tinta Ferreira disse que a Câmara mandou fazer um spot que vai passar na televisão na última semana que antecede o Natal, com o objectivo de atrair pessoas ao comércio caldense.
O município pagou a iluminação de Natal, que custou 66 mil euros e ainda contribuiu metade dos 30 mil euros necessários para o programa de animação da cidade. A ACCCRO, recorrendo a patrocínios, assegura os restantes 15 mil.
O presidente da Câmara deixou um aviso: “para o ano se quisermos manter esta qualidade é provável que tenhamos que investir um pouco mais”. Mas como acha que a iluminação é um elemento fulcral para atrair gente à cidade, diz que está disposto a investir mais no próximo ano.
Caldas que ser “a cidade do Natal em 2017”
O director da ACCCRO, Paulo Agostinho, referindo-se à quantidade de pessoas neste evento, disse que só no Natal e nas festas da cidade (15 de Maio) “é que se consegue encher esta praça 25 de Abril e parte da Avenida!”. E acrescentou: “não tenho dúvidas que estas são as melhores iluminações de Natal!”.
O dirigente disse que a iluminação de Natal nas Caldas foi pensada a cinco anos e como tal, em 2017, “queremos que 60% das peças de suporte da iluminação sejam idealizadas pelos alunos da ESAD”. No próximo ano prevê-se que metade das peças já sejam da autoria de alunos daquela escola.
“Estamos numa cidade de arte e queremos que as pessoas venham às Caldas da Rainha ver iluminação de excelência”, disse.
O objectivo, segundo Paulo Agostinho, é que em 2017 as Caldas da Rainha seja “a cidade de Natal de Portugal”.
Animação de Natal
28 de Novembro – Sábado
11h00 – “Chegada do Pai Natal” – animação com alunos da Escola Rafael Bordalo Pinheiro e da ETEO
11h00/13h00 14h00/ 18h00 – Casa do Pai Natal e animação Infantil na Rua Dr. Miguel Bombarda
16h00 – Arruada com a Banda Comercio e Indústria
20h00 – Jantar de Natal dos Associados da ACCCRO
29 de Novembro – Domingo
11h00/13h00 14h00/ 18h30 – Casa do Pai Natal e animação Infantil na Rua Dr. Miguel Bombarda
15h00 – Arruada – Pena Kalimotxo
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























