Lourambi lança projeto de monitorização de rios

0
523

A Lourambi – Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã acaba de lançar um projeto de monitorização de rios naquele município.
O Guarda-Rios Lourinhã – Projeto de Monitorização Ambiental dos Rios Grande e do Toxofal pretende chegar à população e, desse modo, alertar para os problemas de degradação ambiental dos cursos fluviais, envolvendo a população “na educação e sensibilização ambiental sobre a conservação dos recursos hídricos”.
O Guarda-Rios Lourinhã pretende, assim, monitorizar a qualidade da água e da galeria ripícola de 14 troços (7km) no Rio Grande e Rio do Toxofal e, até ao final de 2022, realizar ações de melhoramento em cada troço: reflorestação, limpeza, retirada de espécies invasoras, entre outras.
Este projeto será realizado por cidadãos, os chamados Guarda-Rios, e será disponibilizado aos participantes um mini curso de monitor de rio, apoiado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental e pela Águas do Tejo Atlântico, totalmente gratuito.
O grupo que está a organizar este movimento tem, neste momento, abertas inscrições para Guarda-Rios no seguinte endereço: forms.gle/7LRNTYLBoP7UC9zC7.
A Lourambi foi criada em 1992 e tem vindo a encetar várias parcerias com entidades locais, regionais e nacionais, com o intuito de intervir em áreas como os recursos costeiros, o Rio Grande, o Planalto das Cesaredas e a Horta da Vila. A associação privilegia a participação dos cidadãos nas atividades. ■

- publicidade -