A Loja Social do Ponto de Ajuda está aberta há cerca de um ano e actualmente possui cerca de 200 beneficiários que usufruem deste serviço mensalmente.
Semanalmente os técnicos do Ponto de Ajuda (Sta. Casa da Misericórdia) recebem processos de famílias carenciadas e analisam as suas necessidades doando-lhes roupa, calçado, artigos para o lar – como mantas e cobertores – e tentam dar resposta aos muitos pedidos de artigos de puericultura.
Segundo os técnicos do Ponto de Ajuda, a Loja Social, além da entrega dos bens procura incutir alguma responsabilidade social nos beneficiários que, pelo menos uma vez, efectuam a limpeza e a respectiva arrumação da loja.
Quem quiser beneficiar dos serviços desta loja especial tem como
regra obrigatória a inscrição dos beneficiários que se encontram desempregados, no Gabinete de Emprego do projecto de forma a ser analisada a pró-actividade dos mesmos face à procura de emprego, bem como de um apoio mensal, por parte das técnicas de Gestão e de Serviço Social, que analisam a sua situação socioeconómica.
Quem pode usufruir deste apoio?
A Loja Social abre às quintas-feiras, entre as 10h00 e as 18h00. Fica na Rua Cidade de Abrantes nº 13, junto à Pastelaria Europão III, nas proximidades do Centro da Juventude.
Para beneficiar desta resposta social é necessário apresentar vários documentos pessoais (e relativos ao agregado familiar) como o Bilhete de Identidade ou o Cartão do Cidadão, a declaração de IRS, comprovativos de despesas (recibos de renda de casa, água, luz e gás), comprovativos de receitas (salários, abonos, apoios sociais, entre outros), atestados e comprovativos de doença crónica e de inscrição no IEFP, no caso de se encontrar desempregado/a. Estes documentos podem ser apresentados no Ponto de Ajuda, Rua do Sacramento nº 7, R/C Esq. de segunda a sexta-feira, entre as 11:00 e as 18:00h, ou directamente na Loja Social. Para qualquer esclarecimento dirija-se à morada acima mencionada ou contacte para: 262094422 ou 913824143.






























