Câmara pede cumprimento de regras com o lixo doméstico

0
1634

A Câmara das Caldas da Rainha está a pedir à população que cumpra regras no manuseamento do lixo doméstico. Segundo nota de imprensa, nos casos de suspeito(s) ou confirmado(s) de infecção por COVID-19 em tratamento no domicilio, todos os resíduos produzidos pelo(s) doente(s) e por quem lhe(s) presta assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 da sua capacidade. Estes devem ser colocados dentro de um segundo saco, também devidamente fechado, e depositados no contentor de resíduos indiferenciados,  ou seja, nos contentores comuns.

Nas situações normais, os resíduos sólidos urbanos produzidos no domicílio devem ser colocados nos contentores, acondicionados hermeticamente, em sacos de plástico, não devendo ser a deposição executada a granel, nem conter resíduos líquidos ou liquefeitos, cortantes, passíveis de contaminação ou de causar danos aos operadores que fazem a recolha.

Se o contentor estiver cheio, pede-se aos utilizadores que se desloquem ao equipamento mais próximo e não deixem os  sacos no chão. A tampa do contentor deve manter-se sempre fechada.

- publicidade -

Em relação à limpeza e desinfecção das superfícies dos espaços privados, as autoridades locais e nacionais aconselham o uso de lixívia (hipoclorito de sódio) numa concentração de pelo menos 5% de cloro livre, e álcool a 70º, para as superfícies metálicas ou outras, que não sejam compatíveis com a lixívia, de modo a evitar corrosão ou danificação. O mobiliário poderá ser desinfectado após a limpeza, com desinfectante ou com álcool a 70.º. Os serviços camarários ainda aconselham a que as pessoas usem sempre máscara, luvas e equipamento adequado (bata, fato-macaco ou avental) na diluição e aplicação do produto.

- publicidade -