É lançado, este sábado (16h00), o livro “Batalhão de Ciclistas nº2 – Caldas da Rainha”, no Museu de Ciclismo, situado na Rua de Camões, nº57, na cidade das Caldas.
Aquela obra recorda a criação dos batalhões de ciclistas no Exército Português, com a escolha da cidade termal para ser o berço do “número 2”, uma informação que ainda é relativamente desconhecida do grande público. Há, aliás, pouca informação sobre a presença do BC2 nas Caldas da Rainha.
Este livro resulta de uma investigação histórica conduzida pelos autores, Mário Lino e Isaque Vicente, que os levou numa viagem de um século, para trazer à luz documentos e histórias interessantes em torno desta temática.
A investigação revela, a título de exemplo, que o major do Exército que comandava este Batalhão foi, depois, nomeado diretor de uma das primeiras polícias políticas deste país e posteriormente afastado desse cargo pelo regime Salazarista?
Numa época conturbada a nível político, os autores viajaram até ao Movimento Militar de fevereiro de 1927 e conseguiram, através dos relatórios, visualizar as posições assumidas pelos militares envolvidos, tornando possível reconstituir aquilo que estariam a imaginar e a sentir naqueles momentos. ■
Livro sobre o Batalhão de Ciclistas nº2 nas Caldas lançado no sábado
- publicidade -































