Obra criada no âmbito do PNAES do Oeste
Um manual que incorpora produto regional, identidade e é resultado de uma parceria entre várias entidades. Foi desta forma que foi apresentado o livro Doces Sabores do Oeste, na tarde de 29 de agosto, na Casa dos Barcos (Caldas da Rainha), pelo coordenador da LeaderOeste, José Coutinho.
O projeto que resulta de um trabalho conjunto da OesteCIM, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, IPL, EHTO e coordenado pela LeaderOeste, promove a alimentação mediterrânica, dando ênfase aos produtos da região, como é o caso da abóbora, pera rocha do Oeste, Maçã de Alcobaça, ginja de Óbidos, uva de mesa e a aguardente da Lourinhã, através da história e caracterização do produtos e várias receitas para doces e sobremesas. O combate ao desperdício alimentar é outro dos objetivos da obra agora apresentada e que faz parte do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) do Oeste.
José Coutinho destacou, entre as áreas deste plano, a criação de um fórum regional para a alimentação, envolvendo municípios, o ensino e a investigação aplicada, dando a conhecer os alimentos que devem ser valorizados na alimentação. Torres Vedras já integra alimentos e produção local nas cantinas escolares, exemplificou o responsável, pedindo que outros municípios sigam esta boa prática.
O Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) também contribuiu com pesquisa biográfica para algumas das espécies apresentadas no manual, nomeadamente a abóbora, a pera e a maçã. Outros dos parceiros é o IPL, a quem coube a caracterização do Oeste agroalimentar. Roberto Gamboa falou da importância de apostar nos circuitos curtos agroalimentares e da valorização dos produtos locais, enquanto que Daniel Pinto, diretor da EHTO, destacou que os produtos que integram livro são “identitários, marcam a região, a paisagem e a vida das pessoas no seu dia a dia”. Depois, a academia transforma-os e “desenvolve produtos de valor acrescentado para clientes cada vez mais exigentes”, concretizou.































