A História dos Bombeiros de Óbidos está agora em livro, numa viagem à fundação da associação humanitária e aos primeiros anos da sua existência. Editada pela própria associação, a obra é lançada no dia 14 de outubro (sábado), às 16h30, na oitava edição do Folio – Festival Literário de Óbidos, que começou hoje e decorre até ao dia 22 de outubro.
A evolução desta associação, uma referência na região nos dias de hoje, está espelhada em 200 páginas deste trabalho de pesquisa, que pretende prestar homenagem a todos aqueles que, ao longo destes quase 100 anos, contribuíram de forma voluntária e espontânea para uma tão nobre causa.
Da autoria do jornalista Isaque Vicente (da Gazeta das Caldas) e coautoria de Carlos Ribeiro e José Machado, o livro procura salientar datas de grande significado, histórias, episódios e memórias que, de outra forma, se viriam a perder com o tempo.
“Com dezenas de entrevistas e muitos testemunhos, com base nas atas da associação, nas notas do antigo comandante Frederico Garcia, noutros documentos do arquivo da associação, viajamos ao passado, pelos tempos do quartel na Rua Direita, mais tarde nos Arrifes e agora junto ao Santuário do Senhor da Pedra”, notam.
“Concluímos que muito mudou, mas há coisas que se mantêm: o espírito de missão, coragem e voluntarismo, são disso exemplos. A abnegação, prontidão e a capacidade de resposta dos Soldados da Paz no socorro das populações do concelho e da região, é algo que deve ser enaltecido e que se procura retratar nas páginas do livro”, referem.
“Além da História, que interessa preservar para as gerações vindouras, o livro faz um retrato do que é hoje a associação humanitária, com uma abrangência muito vasta, e procura antever e lançar o debate sobre o futuro. Sem a presunção de que tudo ficou contado, a obra pretende ser um contributo para que não se perca a História dos Bombeiros de Óbidos e será muito útil para abordagens futuras sobre o tema”, acrescentam.
O livro pode ser adquirido durante a apresentação, na Tenda Literária, na Praça de Santa Maria.































