O Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes (NCRLC) tem nova direcção desde o início deste ano. Afonso Maia Alves é o novo presidente e pretende que o aniversário do núcleo, a 31 de Julho, seja festejado já em novas instalações, que considera fundamentais a instituição continuar a sua missão.
“Precisamos de um novo espaço, mais central e acolhedor, para que os nossos sócios e os amigos do núcleo possam vir diariamente às instalações”, disse o major Afonso Maia Alves à Gazeta das Caldas.
Em causa estão também, por um lado, as condições de segurança das actuais instalações nos Pavilhões do Parque e, por outro, os planos que a autarquia tem para aqueles edifícios em relação ao termalismo.
A direcção da instituição está a estudar com o município as alternativas e o novo presidente do NCRLC acredita que o processo pode ficar encerrado ainda no primeiro semestre deste ano. “A Câmara tem estado sempre muito próxima do núcleo e está a fazer todos os esforços para isso ser possível”, acrescenta Afonso Maia Alves.
A nova sede será mesmo estruturante para o futuro do NCRLC. Dela dependem alguns dos planos, como o da criação de um centro de apoio local ao Centro de Estudo de Apoio Médico Psicológico e Social da Liga dos Combatentes.
Actualmente o núcleo já faz encaminhamento de casos para Lisboa, mas o objectivo é, no futuro, ter apoio de um psicólogo nas Caldas, como já existe em Rio Maior.
Uma sede com mais visibilidade também pode permitir “dar maior apoio aos ex-combatentes das localidades da periferia”, acrescenta o dirigente, sublinhando que a presença destes na sede é muito importante.
Afonso Maia Alves substituiu na presidência o tenente-coronel Carlos Lopes, que esteve três décadas à frente da instituição. O novo presidente refere que o novo elenco directivo representa um misto de gerações, que junta ex-combatentes que intervieram no conflito dos balcãs.
Actualmente o NCRLC conta com cerca de 800 sócios efectivos. O objectivo é que este número, que tem decrescido, volte a crescer e não é preciso ser militar ou ex-combatente para ser associado. “Basta gostar e saber que representa pessoas que defenderam as nossas cores lá fora”, refere.
De resto, uma das actividades do núcleo é uma aula de Tai Chi que decorre no telheiro do Parque às terças e quintas, às 10h00, que é gratuita e aberta a todos os interessados.
O NCRLC pode ser contactado pelo tel. 262843142 ou pelo e-mail caldas.rainha@ligacombatentes.org.pt.
- publicidade -






























