Lançada a primeira pedra do Centro Pastoral de Salir de Matos

0
759

Untitled-21Teve início a construção do Centro Pastoral de Salir de Matos, um pavilhão que se destina a servir toda a população daquela zona. No passado domingo, 15 de Junho, decorreu o lançamento da primeira pedra, que contou com as habituais cerimónias religiosas. Presentes estiveram o presidente da Câmara Tinta Ferreira, a vereadora e deputada Maria da Conceição Pereira, o presidente da Junta local, Rui Jacinto, e os padres Filipe Sousa e Eduardo Gonçalves.
A obra tem um orçamento de 350 mil euros e nesta primeira fase está prevista uma sala multi-usos com restaurante, que deverá custar 200 mil euros. A paróquia e a comunidade têm reunidos 50 mil euros para esta fase e lançaram uma campanha de angariação de fundos de modo a poder juntar mais financiamento.
O Centro Pastoral de Salir de Matos irá servir, não só para as actividades da catequese como também para outras realizações de carácter social, recreativo e cultural, como representações de peças de teatro, exposições ou conferências.
Segundo o padre Filipe Sousa, “há mais de dez anos que a população organiza com a paróquia iniciativas cujos lucros revertem a favor desta construção”. Exemplo disso é a Festa de Santo Antão e a venda dos chouriços que tem revertido para este fim. “Esperamos que no próximo Santo Antão já possamos contar com esta casa sólida em vez de estarmos sujeitos às vicissitudes do clima”, comentou o pároco, que gostaria que houvesse melhores condições para quem realiza esta festa em Janeiro. A população reúne-se numa tenda para fazer os chouriços que é depois transformada em restaurante para apoiar a festa anual da terra.
O projecto da obra é dos arquitectos Rui e Sara Félix, que têm gabinete nas Caldas da Rainha e a construção está a cargo da Francarmo que é da Vermelha (Cadaval).
Os interessados em contribuir para a concretização daquele espaço, cujas obras foram iniciadas no mês de Abril, poderão fazê-lo através do NIB 003501830000575923047.

N.N.

- publicidade -