O canal de ligação entre a Lagoa de Óbidos e o mar foi aberto na quinta-feira de manhã (23 de Abril), mas voltou a fechar nesse mesmo dia na maré da tarde. Contudo, as máquinas ainda se encontravam no local e a embocadura foi de novo aberta nessa noite, mantendo-se assim até à passada segunda-feira, data de fecho desta edição.
Esta intervenção foi efectuada pelas Câmaras das Caldas da Rainha e Óbidos, com a colaboração da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, depois de terem tido “luz verde” do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.
“A ligação ao mar está estável, mas com tantas coroas de areia que existem no interior da lagoa, não está a circular da maneira que nós pretendíamos”, disse à Gazeta das Caldas o presidente da Junta da Foz do Arelho, Fernando Sousa, que acredita que esta se irá manter até as dragagens terem algum efeito.
Com o estaleiro montado há duas semanas e a draga já na lagoa, a intervenção de abertura e aprofundamento dos canais da zona inferior da lagoa (no valor de 3,3 milhões de euros) está prevista começar dentro de uma semana.
- publicidade -






























