Ladrões roubam imagens de bronze em cemitérios

0
645

Vinte imagens de arte sacra, em bronze, foram roubadas do cemitério da Ribafria (Atouguia da Baleia) no primeiro dia de Fevereiro. No mesmo dia foram furtadas outras sete imagens em bronze no cemitério da Bufarda, na mesma freguesia de Peniche.
No dia anterior, 31 de Janeiro, também tinha sido roubadas outras duas imagens religiosas em bronze, com 50 e 70 centímetros, no cemitério de Famalicão (Valado dos Frades). Também no dia 29 tinham desaparecido várias imagens de arte sacra da ermida de Nossa Senhora do Amparo, no Olho Marinho.

Um indivíduo de 24 anos foi detido, a 30 de Janeiro, pela PSP das Caldas, junto a uma escola, onde estaria, alegadamente, a traficar droga. A polícia apreendeu-lhe haxixe suficiente para a confecção de 63 doses individuais e 100 euros, por suspeita deste dinheiro ser proveniente do tráfico de droga.
Dois jovens, de 19 e 21 anos, foram detidos, no dia 30, no interior de um estabelecimento comercial em Alcobaça, por terem tentado sair sem pagar alguns artigos.
Os indivíduos tinham passado a linha das caixas registadoras com artigos no valor de 41,98 euros, sem os terem pago. Os dois ladrões, residentes na região de Lisboa, já foram identificados por diversas vezes nas zonas Norte e Centro do país pela prática de furtos em estabelecimentos comerciais.
Um automóvel foi roubado a 28 de Janeiro na Atouguia da Baleia. No dia seguinte foram ainda assaltadas duas viaturas, uma em Ferrel e outra na Foz do Arelho, e duas casas, no Bom Sucesso e em Olheiros (Alcobaça). Em Alcobaça foi detido um indivíduo de 25 anos que, segundo a GNR, estava a traficar droga. A 30 de Janeiro assaltaram uma casa no Nadadouro.
No dia 1 um cidadão estrangeiro com 27 anos foi conduzido, pela PSP das Caldas à delegação de Santarém do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras por não ter cumprido a decisão judicial que decretou a sua expulsão do território nacional. No dia 2 assaltaram uma casa no Olho Marinho e um veículo em Alfeizerão.
Um homem de 53 anos foi detido, na tarde de 4 de Fevereiro, depois de ter injuriado e ameaçado dois agentes da PSP da Nazaré. Segundo a polícia, este terá começado injuriar os agentes “sem que nada o fizesse prever”. Como este não parou de os insultar, os polícias acabaram por o deter. Durante a detenção o indivíduo acabou por sofrer ferimentos ligeiros na face.

- publicidade -

Detidos por excesso de álcool

No dia 30, pelas 15h26, a PSP das Caldas deteve um homem com 51 anos por condução, de uma mota, com uma taxa de álcool no sangue de 2,25 g/l.
No dia seguinte, pelas 03h56, foi detido, na Nazaré, um condutor de 43 anos
com uma taxa de álcool no sangue de 1,97 g/l.
Durante a noite de 1 para 2 de Fevereiro a PSP caldense deteve três condutores, com 44, 23 e 37 anos, que acusaram taxas de álcool no sangue de 1,95 g/l, 1,44 g/l e 2,0 g/l, respectivamente.
A 2 de Fevereiro um indivíduo de 27 anos foi detido no Coto, pela GNR, por conduzir com 1,81 gr/l e também por ameaças e tentativa de agressão aos guardas.
Na noite de 3 de Fevereiro foi detido na Nazaré um indivíduo de 46 anos com 1,28 gr/l.
De 28 de Janeiro a 3 de Fevereiro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 18 acidentes, dos quais resultaram cinco feridos ligeiros.
PSP quer um Carnaval em segurança

Até 12 de Fevereiro a PSP está a promover a operação “Carnaval em Segurança 2013”, tendo em conta que estas festividades representam uma maior movimentação populacional, com especial destaque nos centros urbanos, onde se realizem cortejos e desfiles alegóricos, mas também num maior fluxo de pessoas em zonas de diversão e em estabelecimentos comerciais de restauração e bebidas.
Nesse sentido, a polícia vai apostar na fiscalização da condução sob o efeito do álcool, do excesso de velocidade, do uso indevido de telemóveis durante a condução e na não utilização ou utilização incorrecta de cintos e acessórios de segurança.
A PSP, numa acção de prevenção da sinistralidade rodoviária, permite que qualquer cidadão se desloque a uma esquadra para efectuar voluntariamente o teste de alcoolemia, antes de ir conduzir. A polícia tem estado também a realizar várias acções de sensibilização em escolas do distrito.

Adelaide Ferreira foi buscar a filha ao Brasil

A cantora caldense Adelaide Ferreira já regressou a Portugal depois de ter ido ao Brasil para trazer a sua filha, de 15 anos, que tinha ficado retida naquele país depois das autoridades terem descoberto que esta teria praticado um aborto.
Segundo o jornal Público, a filha da artista foi autorizada, por um tribunal de família e menores brasileiro, a regressar a Portugal, e a sair da instituição de protecção onde estava há vários dias.
O passaporte tinha sido retido depois ter praticado um aborto, um crime punido no Brasil. A menor estava grávida de três meses quando interrompeu a gravidez.
O jornal refere ainda que prossegue uma investigação de um processo-crime contra Adelaide Ferreira, o namorado da menor e a mãe deste, todos indiciados por auxílio ao aborto, um crime punido no Brasil. Os três alegam inocência e só a menor assumiu o seu acto.

Condicionamento ao trânsito nas Caldas por causa do Carnaval

Devido à realização dos desfiles do corso carnavalesco nas Caldas da Rainha, até às 18h00 de 10 de Fevereiro o trânsito rodoviário está condicionado no centro da cidade, nomeadamente a praça 25 de Abril,
avenida 1º de Maio, largo da Estação, largo da Vacuum e rua da Estação.
A Câmara e a PSP pedem à população para que não estacione a sua viatura nestes arruamentos, sob pena de haver necessidade destas serem removidas.
A quem queira acompanhar as festividades, aconselha-se a utilização dos parques estacionamento junto às instalações da PSP, Centro de Saúde e adjacentes à Rua Diário de Noticias.
A polícia recomenda às pessoas para que não deixem objectos à vista no interior dos veículos.

Condenados etarras que iriam aprovisionar casa clandestina de Óbidos

As autoridades espanholas condenaram a 37 e a 22 anos de prisão, respectivamente, os etarras Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz que tinham sido detidos há três anos em Zamora (Espanha) quando tencionavam aprovisionar com armas, munições e explosivos a casa que a organização basca detinha em Óbidos e na qual foi também detido Andoni Zengotitabengoa Fernandez, condenado no ano passado a 12 anos de prisão pelo tribunal das Caldas da Rainha.
Garikoitz García Arrieta foi interceptado no início de 2010 por uma patrulha da Guardia Civil em Bermillo de Sayago (perto da fronteira portuguesa de Mirando do Douro) quando conduzia uma furgoneta, com a qual ainda tentou atropelar um dos agentes. O seu colega, Iratxe Yàñez Ortiz que conduzia um outro veículo também foi detido.
O tribunal deu como provado que ambos pretendiam abastecer a casa alugada de Óbidos com material explosivo a fim de perpetrar atentados terroristas.

- publicidade -