La Vie das Caldas lança programa ambiental

0
495

Go Green agrupa associações, empresas e escolas, envolve medidas aplicadas no centro e ações de sensibilização

O centro comercial La Vie das Caldas da Rainha acaba de lançar o programa Go Green, no âmbito da sustentabilidade e da sensibilização ecológica, que além de melhorar as práticas do dia-a-dia do próprio centro, envolve um conjunto de entidades que vão dinamizar diversas atividades.

Em simultâneo com o lançamento do programa, a Widerproperty, entidade que gere o centro caldense, assinou um conjunto de protocolos de parceria, nomeadamente com a OesteSustentável, a associação PATO, o Colégio Rainha D. Leonor, além do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.

- publicidade -

Estas instituições vão desenvolver ações de sensibilização, nomeadamente exposições e workshops dedicados ao ambiente e à biodiversidade. Estas ações vão decorrer de forma contínua nos espaços do centro comercial.

Luís Loureiro, administrador da Widerproperty, disse que este programa visa “gerar mudanças de hábitos” quer dentro do próprio centro comercial, quer na comunidade, daí a importância de estabelecer estas parcerias. “Realizar ações em colaboração com outras instituições aumenta o seu impacto”. O objectivo é mesmo que o grupo de parceiros cresça no futuro.

Amaro Correia, diretor do centro comercial, alertou que a sustentabilidade não é um tema da moda, “é uma necessidade”, pelo que a interação com as escolas é relevante para o projeto. O diretor referiu que o centro já introduziu um conjunto de boas práticas, como a utilização de águas pluviais para as casas de banho e rega, a monitorização de consumos energéticos. Amaro Correia realçou que, apesar do aumento de afluência, o centro mantém nos níveis de consumo de energia.

Além destas entidades, o centro comercial formalizou protocolos de colaboração com as empresas Powerdot, responsável pela instalação de postos de carregamento para veículos elétricos no parque de estacionamento do La Vie, e com a Blueotter, que faz a recolha e encaminhamento dos resíduos do centro. Raquel Moreira, coordenadora comercial da Blueotter, disse que 99% dos resíduos recolhidos no La Vie das Caldas da Rainha já estão a ser valorizados, 40% através de reciclagem e os restantes aplicados na produção de energia. ■

- publicidade -