La Codosera vai dar nome a rua nas Caldas

0
1062
notícias das Caldas
Mário Lino junto a algumas das imagens que captou, durante o verão, na vila de La Codosera

No próximo sábado será inaugurada a rua La Codosera nas Caldas da Rainha, à semelhança do que aconteceu em Julho do ano passado naquela localidade espanhola.
No mesmo dia, pelas 16h00, será inaugurada no Museu do Ciclismo, a exposição fotográfica “La Codosera na perspectiva de Mário Lino”, que contém vários painéis de imagens sobre aquela vila da província de Badajoz.
Os protagonistas desta mostra não são só as águas do rio Génova e a presença da vegetação, mas também as cores do típico mercado, a malha urbana e o velho casario, conta o autor.
Num outro painel sobressai um conjunto de imagens do santuário de Nossa Senhora das Dores de Chandevila, ou ainda fotografias de como o Ayuntamiento (Câmara Municipal) desta vila soube optimizar os recursos de um pequeno curso de água, “agora transformado em oásis natural”.
Mário Lino captou também a residência “acastelada” reconstruída sobre antigas muralhas, que estiveram também ligadas à história de Portugal. Aquando da fundação de Portugal, o guerreiro Geraldo Geraldes, o “Sem Pavor” conquistou, alem de Évora, a localidade de Codosera. Mais tarde, quando se deu a independência de Portugal do domínio filipino, em 1640, la Codosera é novamente cercada pelas tropas portuguesas, no sentido de  a recuperar.
“Estas zonas fronteiriças sofreram muito com os ataques, de um lado e de outro”, remata Mário Lino.
Na inauguração da mostra estarão o alcaide e vereação de La Codosera, acompanhados de mais 70 espanhóis, assim como 15 elementos de um grupo típico de danças e cantares daquela vila, que irão actuar.

F.F.

- publicidade -