A Aventura das Emoções é aposta da União de Freguesias de Sto. Onofre e Serra do Bouro
Ensinar as crianças a conhecer e a gerir as emoções ou a comprender a perspetivas dos outros e a empatia são dois dos principais objetivos do programa de educação emocional que vai arrancar brevemente na União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, no concelho das Caldas da Rainha.
LUPA – A Aventura das Emoções é o nome do programa, que surgiu do desafio da terapeuta Angélica Sousa à autarquia de base, que nele viu uma mais-valia.
Este programa destina-se a crianças entre os quatro e os sete anos que sejam residentes nesta união de freguesias e é totalmente gratuito para os participantes.
O projeto tem a duração de um ano e um limite de inscrições de 12 crianças, que está perto de ser atingido.
As sessões irão decorrer semanalmente na sede da autarquia e o presidente da União de Freguesias, Nuno Aleixo Santos revelou que pretendem iniciar o mesmo ainda este mês.
Terapia pela arte
A União de Freguesias está também a lançar o Janel’arte, um programa de Terapia pela Arte, destinado a maiores de 65 anos que residam neste território.
Também este projeto surgiu de um desafio, neste caso, por parte da terapeuta Cláudia Dias.
Outras semelhanças com o projeto da LUPA são que as sessões serão semanais (em dia e hora ainda a definir), que é gratuito para os participantes e também limitado às 12 vagas existentes. As sessões também decorrerão na sede da união de freguesias.
O objetivo é combater a solidão e o isolamento e já há inscritos para estes ateliers, que vão decorrer ao longo de um ano.
Nova associação de artesãos
No dia 27 de outubro será inaugurada uma exposição-venda da Comissão Instaladora da Associação de Artesãos de Santo Onofre.
No âmbito dessa mostra, entre os dias 28 e 30, um total de 145 alunos da Escola Básica do Bairro da Ponte vão experimentar jogos tradicionais e no dia 1 de novembro haverá um magusto com castanhas, água-pé e música ao vivo. Haverá ainda uma sessão aberta do projeto Terapia pela Arte, para o dar a conhecer à comunidade.
Esta nova associação que está a ser criada une mais de uma dezena de artesãos e tem como principal dinamizador José Francisco. ■































