Iniciativa lançada em 2015 será retomada no próximo ano. Objetivo da autarquia passa por melhorar o projeto
Este ano não haverá a já tradicional árvore de Natal flutuante na baía de São Martinho do Porto. A iniciativa, que começou em 2015, é todos os anos um motivo de atração de visitantes à baía em forma de concha, promovendo o comércio e os serviços. Mas o projeto será retomado no próximo ano, garantiu à Gazeta o presidente da Junta, Nuno Vieira, mas em moldes distintos.
“A ideia do anterior executivo foi ótima e não a queremos deixar morrer, consideramos, no entanto, que merece ser melhorada”, referiu, acrescentando que “é um projeto que, sem sombra de dúvida, tem sido benéfico para a vila”.
Em comunicado, a Junta de Freguesia esclareceu que “após análises técnicas por parte de algumas entidades competentes, somos forçados a abandonar o antigo projeto da árvore de Natal flutuante, pela falta de dados técnicos e estudos prévios que garantam a sua estabilidade”. Nesse sentido, esclarecem, “serão feitos diversos projetos prévios de construção e análises dinâmicas para a execução deste projeto”.
À Gazeta, Nuno Vieira afirmou que a Junta pretende “minimizar os riscos” e que a decisão foi tomada após três anos sem a estrutura que suporta a árvore ir à água.
“Os barrotes estruturais carecem de manutenção nas ligações, vê-se a olho nu e foi confirmado por engenheiros”, disse o autarca, explicando que decidiram, então, que, em vez de fazer melhorias nesta plataforma, iriam investir numa nova, maior, que permita ao projeto crescer e ser melhorado, com intervenções também na estrutura da árvore.
“Estaremos aptos para executar a árvore no próximo ano”. Para quem aponta que a Junta já poderia ter iniciado o processo mais cedo, responde que as prioridades foram outras. “Para o primeiro ano de mandato, a árvore de Natal não foi uma prioridade”, assume. O grande objetivo é evitar a ocorrência de acidentes, mas um dos grandes benefícios do novo projeto é que passam a haver responsáveis por eventuais quebras ou outros incidentes, algo que acontecia com frequência e que “acarreta custos”.
Inauguração da iluminação
O Natal chega a São Martinho do Porto no próximo sábado, 17 de dezembro, às 21h30, com a inauguração da iluminação natalícia, um concerto da Banda Xeques Orquestra e porco no espeto. ■































