
Quatro autocarros com 215 idosos da freguesia de Santo Onofre partiram na manhã de 20 de Setembro rumo à Lousã. Tratou-se do primeiro destino do 11º Passeio dos Idosos, que este ano apostou numa visita pelo Interior Centro, com paragens em Lousã, Vila Nova de Poiares e Coimbra.
A Junta de Freguesia apostou este ano num destino mais próximo, mas que possibilitasse mais momentos de convívio entre os participantes. “Nos anos anteriores, na altura do almoço, uns faziam piquenique e outros iam a restaurantes, pelo que este ano quisemos acabar com essa divisão e oferecer um almoço conjunto”, explicou Clara Pereira, do executivo da Junta de Santo Onofre.
Em Vila Nova de Poiares, onde passaram grande parte do dia, os idosos tiveram uma visita guiada à Associação de Desenvolvimento Integrado – que possui interacções com a Universidade da Terceira Idade e com as escolas locais – onde tomaram conhecimento com as suas actividades, nomeadamente o artesanato local. Entre as especificidades da zona estão a confecção dos caçoilos. Estes objectivos são recipientes em barro utilizados para cozinhar a chanfana, que é prato típico daquele concelho.

Os caldenses tiveram oportunidade de ver os artesãos a trabalhar ao vivo, assim como a cozedura das peças em fornos, totalmente fechados com uma parede de tijolos, que leva a que o oxigénio seja queimado e o fumo penetre no barro, tingindo-o de preto.
O almoço, oferecido pela Junta de Freguesia a todos os participantes, foi, como não podia deixar de ser, chanfana, confeccionada pela própria Confraria, e teve lugar no Centro Cultural de Vila Nova de Poiares, um antigo quartel dos bombeiros transformado em equipamento de cultura.
Clara Pereira destaca a colaboração do presidente da Câmara local, e presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, que acompanhou o repasto e a tarde de convívio, que teve música tradicional interpretada por elementos da Universidade da Terceira Idade local. No final, Jaime Soares ofereceu como presente a cada um dos participantes um pequeno caçoilo.
Rumo a Coimbra, os idosos pararam junto do parque verde do Mondego, onde puderam visitar a cidade ou descansar naquela zona recentemente requalificada.
“Tivemos a sensação que foi um passeio calmo e agradável e foi muito bom perceber que as pessoas ficaram agradadas”, conta Clara Pereira, acrescentando que assim se cumpriu mais um objectivo da Junta de Freguesia.
De acordo com a responsável, estes passeios são importantes, não só pela viagem em si, mas pela motivação que colocam nesta população, com os preparativos, o convívio e também depois com as conversas a recordar como foi e as compras que fizeram. “Há pessoas que ficam a contar com este passeio de um ano para o outro”, conclui.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























